24/04/2023 16:31 | Cultura

Últimos dias de cadastro e adesão ao Sistema Alagoano de Museus

Espaços de memória tem até o dia 30 de abril para aderirem ao sistema


Alexandre Teixeira / Ascom Secult


Daniel Borges / Ascom Secult

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para participar do Sistema Alagoano de Museus, coordenado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). O cadastro é voluntário e aberto a todos os espaços museais localizados em Alagoas. Os museus interessados devem preencher o formulário no link https://bit.ly/CadastroSistemaAlagoanodeMuseus.


De acordo com a secretária Mellina Freitas (Secult), o objetivo é atualizar e incluir novos equipamentos culturais no mapeamento de museus. “Com a adesão ao sistema, nós conseguimos sistematizar informações sobre as condições técnicas dos museus alagoanos, mapear onde esses espaços de memória estão instalados e implementar políticas de integração e incentivo”, destacou.


Sistema Alagoano de Museus

O Sistema Alagoano de Museus foi criado pelo Decreto nº 4.092, de 29 de dezembro de 2008. É o marco legal que organiza sob a forma de sistema, as atividades dos museus existentes no Estado de Alagoas. O mecanismo visa estabelecer padrões normativos para o setor museológico e sistematizar as informações sobre os museus em território alagoano. Além de identificar suas condições estruturais e atuando de forma dialógica para sua qualificação, respeitando a autonomia jurídico–administrativa, cultural e técnico-científica de cada instituição museológica.