13/06/2023 18:09 |

UCI Neonatal do Hospital Regional da Mata completa um ano e atinge a marca de 181 recém-nascidos assistidos

Unidade de Cuidados Intermediários conta com 10 leitos e assegura assistência de Médio Risco aos bebês com problemas de saúde

UCI Neonatal do Hospital Regional da Mata é referência para os recém nascidos de 11 municípios da III Região de Saúde

Carla Cleto / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Seduc

Inaugurada há um ano, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal do Hospital Regional da Mata (HRM), localizado em União dos Palmares, já assegurou assistência de médio risco a 181 bebês nascidos na Zona da Mata de Alagoas. A internação na unidade, que iniciou as atividades no dia 2 de junho de 2022, ocorre por meio do Núcleo de Regulação Interna da unidade hospitalar, que analisa a necessidade de cada paciente.

A UCI Neonatal conta com 10 leitos e assegura assistência de médio risco aos recém-nascidos com até 28 dias, e que necessitam de acompanhamento contínuo, porém com menor complexidade que o alto risco. Os recém-nascidos com mais de 28 dias e, menos de 45 dias, também recebem atendimento na UCI Neonatal, mas, após avaliação clínica.

Segundo a diretora do HRM, Geany Vergeth, os recém-nascidos internados na unidade recebem a assistência de profissionais qualificados e podem ficar acompanhados das mães por todo período que estiverem internados. “A prioridade de atendimento é para os bebês prematuros ou que precisam de tratamento contínuo, no caso dos que nascem com baixo peso. Oferecemos toda a assistência necessária e as mamães ficam acompanhando seus filhos, em nosso alojamento, até que os bebês recebam alta médica", salientou.

Assistência Regionalizada

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da unidade, que garante assistência regionalizada aos pequenos alagoanos da Zona da Mata. De acordo com ele, a UCI Neonatal do HRM é um marco na história da saúde das crianças alagoanas.

"Garantir atendimento humanizado e acolhedor aos pacientes, estendendo-se aos familiares que se encontram fragilizados, junto a uma boa estrutura física, de equipamentos e de equipe profissional, foram as condições essenciais para que todas as crianças assistidas até agora se traduzam na satisfação das famílias e no fortalecimento da unidade”, ressaltou o gestor.

O Hospital Regional da Mata foi entregue à população em 2020 e assiste mais de 214 mil habitantes, que residem na III Região de Saúde. Além da população de União dos Palmares, onde está localizado, são atendidos moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

A unidade conta com 148 leitos e assegura atendimento na área de urgência e emergência. O HRM disponibiliza uma unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e assistência ambulatorial. A unidade oferece, também, serviço de tomografia computadorizada, raios-x e ultrassonografia.