24/11/2021 10:59 | Turismo

Turismo: Alagoas terá 23 navios na temporada de cruzeiros 2021/2022

Número é 155,5% maior do que a temporada 2019/2020; Primeiro navio a atracar no Porto de Jaraguá, o MSC Seaside chegará em 8 de dezembro

Kaio Fragoso

Cecília Tavares

Com a retomada gradual e segura do turismo, a temporada de cruzeiros 2021/2022 promete em Alagoas. No total, 23 navios estão confirmados para fazer escala no Porto de Maceió, um número 155,5% maior do que o da última temporada, quando nove navios atracaram no Estado. A expectativa é da passagem de cerca de 120 mil cruzeiristas pela capital alagoana a partir de dezembro.

Com a conclusão das obras do terminal de passageiros do Porto de Maceió, Alagoas terá seu primeiro teste de embarque e desembarque de passageiros no dia 08 de dezembro, com o navio MSC Seaside, que irá atracar vindo de Recife, com destino a Salvador.

“O Nordeste hoje é o principal destino doméstico dos cruzeiros no Brasil e Alagoas está inserida neste cenário, batendo na temporada 2021/2022 o recorde de recepção de navios, com 23 embarcações atracando no Porto de Maceió, trazendo visitantes e gerando receita, fortalecendo o segmento do turismo e, consequentemente, a economia de Alagoas”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

O setor – De acordo com estudo da Cruise Lines International (CLIA), o setor de cruzeiros marítimos gerou cerca de US$ 154,5 bilhões de dólares de receita em 2019, empregando 1,17 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, na temporada 2019/2020, 470 mil cruzeiristas foram embarcados, gerando um impacto econômico médio por cruzeirista nas cidades-escala de R$ 557,32.

Retomada Segura

Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. No total, nove municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Roteiro.

O estado também registra cerca de 1.881 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.