30/06/2023 10:02 | Governo de Alagoas

TRT/AL concede a Paulo Dantas comenda Ordem do Mérito no grau Grã Cruz

Criada em 1993, a honraria homenageia personalidades que se destacaram no exercício de suas funções

O governador Paulo Dantas foi representado pelo secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira

Marco Antonio

Marcus Toledo / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas foi um dos agraciados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª região com a comenda Ordem do Mérito no grau Grã Cruz, em solenidade realizada nesta quinta-feira à noite (29), na sede do tribunal, na Avenida da Paz. Como estava em viagem a Portugal, o governador foi representado pelo secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira.

Juristas, servidores e personalidades foram homenageados pelo TRT/AL com as comendas Grã Cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata. A honraria foi criada no dia 2 de junho de 1993 - ano do centenário de morte do ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge – jurista escolhido para dar nome ao evento.

Antes da outorga das comendas, o tribunal inaugurou a Ouvidoria da Mulher, um espaço onde as mulheres – servidoras ou não – podem fazer denúncias dos mais vários tipos. Após serem recebidas pelas funcionárias do TRT/AL, as denunciantes são encaminhadas aos órgãos para o prosseguimento da ação. Segundo Vitor Pereira, espaços como esse estão em harmonia com o que pensa o Governo do Estado.

“Nosso programa de governo tem várias políticas públicas voltadas à mulher, e o que o desembargador Marcelo Vieira (presidente do TRT/AL) faz hoje é um gesto para as mulheres. É fundamental pra gente trabalhar a isonomia entre homem e mulher, igualdade de gênero”, disse Vitor Pereira. “Essa ação mostra quanto são importantes as políticas públicas que nós desenvolvemos no Estado, e que todos os outros poderes têm que desenvolver também”.

Além da inauguração da ouvidoria, o TRT/AL homenageou o desembargador José Abílio Neves Souza, já falecido, dando o nome dele ao auditório da sala das sessões. José Abílio foi desembargador do tribunal por 20 anos, e assumiu a presidência da corte entre 1996 e 1998. Já o auditório menor, chamado pelos servidores de “plenarinho”, recebeu o nome do advogado, professor, teólogo e filósofo Carmil Vieira dos Santos, também falecido.

Outro homenageado da noite foi o desembargador Pedro Inácio da Silva, que requereu aposentadoria. Segundo a desembargadora Vanda Lustosa, que discursou pela presidência, a passagem de Pedro Inácio pelo TRT/AL, de onde foi presidente por três vezes, foi significativa. “Doutor Pedro muito contribui para a dignidade e o crescimento deste tribunal, onde sempre atuou com comprometimento e entusiasmo. Tenho orgulho de ter trabalhado e aprendido com ele”, afirmou.

Em nome do governador Paulo Dantas, Vitor Pereira agradeceu o convite e elogiou o presidente do tribunal. “Esse é um principio nosso de manter uma relação institucional e harmoniosa entre os poderes. Doutor Marcelo Vieira é um desembargador democrático, que respeita os outros poderes, tem interlocução direta com o poder executivo, advogados e toda magistratura”, disse.