01/01/2023 13:07 | Saúde

Tratamento dos pacientes do Programa de Assistência Domiciliar do Ipaseal evolui bem em 2022

Padi conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentista, terapeuta ocupacional, terapeuta holístico e assistente social.


Equipe multidisciplinar do programa comemora os bons resultados no tratamento dos pacientes

Ascom Ipaseal Saúde


Ana Rita Moura / Ascom Ipaseal

Há cerca de um ano, o senhor Olival Bezerra vinha apresentando uma excelente evolução no Padi. Entretanto, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a equipe multidisciplinar refez o plano terapêutico singular do paciente. O tratamento foi reiniciado e novos objetivos traçados com a inclusão do uso de órteses para as duas mãos durante as sessões de fisioterapia e a terapia ocupacional.

 

Segundo a terapeuta ocupacional Thais Fortes, o tratamento é realizado juntamente com a fisioterapeuta Suelânea Brandão. “No caso do senhor Olival, por meio da fisioterapia foi feita a liberação miofacial dos dedos, abertura de extremidades e da amplitude de movimentos”, explica.

 

“Na terapia ocupacional utilizamos as diferentes órteses e adaptações para o polegar e demais dedos das mãos, com objetivo de trabalhar a cognição, comandos e funcionalidades diárias dentro da nova realidade do paciente. As órteses promovem a abertura das mãos e retarda o posicionamento flexor, ou seja, evita a piora, melhora a qualidade de vida e oferece mais conforto ao paciente”, esclarece Thais Fortes.

 

Entretanto, para uma boa evolução do paciente é necessário sempre a participação ativa e o acompanhamento da família e cuidadores, seguindo sempre as orientações repassadas pelos profissionais do programa.

 

O Padi conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentista, terapeuta ocupacional, terapeuta holístico e assistente social.