27/03/2023 15:14 | Agricultura

Torneio Leiteiro mostra qualidade do rebanho de agricultores familiares de Igreja Nova

Povoado Jenipapo tem acompanhamento técnico da Emater, o que permitiu ampliar a produção de leite dos agricultores


Com a assistência técnica da Emater, a produção da comunidade cresceu de 800 litros/dia para até 1.300 litros/dia

Monique Fernandes/Ascom Seagri


Monique Fernandes / Ascom Seagri

A secretária da Agricultura de Alagoas Carla Dantas prestigiou o encerramento do 3º Torneio Leiteiro & Feira de Negócios do Povoado Jenipapo, no município de Igreja Nova, no sábado (25). O evento, realizado pela Associação dos Produtores Rurais do Povoado Jenipapo, contou com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), da Prefeitura de Igreja Nova, entre outros parceiros. 


A competição mostrou a capacidade produtiva do município, com a participação de 12 pequenos produtores de leite do povoado Jenipapo. A comunidade é atendida pela assistência técnica da Emater Alagoas e conseguiu crescer a produção de leite de 800 litros/dia, chegando até 1.300 litros/dia. 


“Fico muito satisfeita com os resultados. A gente fica vendo como é importante a assistência técnica presente, fazendo o acompanhamento da qualidade na produção e os cuidados na alimentação. Mas também é importante que os produtores trabalhem com afinco e em cooperação. O torneio acaba sendo uma oportunidade de mostrar o quanto está crescendo a produção e quanto ainda pode crescer”, afirma a secretária Carla Dantas. 


A grande campeã do torneio foi a vaca Mayara, do produtor Torquato Cassimiro. com a produção de 32.800 kg de leite. O segundo e terceiro lugar ficaram com as vacas Delicada (29.150kg) e Dulce (27.550 kg), dos produtores Niraldo Cassimiro e Adônis Teixeira, respectivamente. 


O evento, que teve início na sexta-feira (24), contou ainda com uma feira da agricultura familiar e uma rodada de negócios de produtos e serviços com empresas do setor agropecuário.