05/06/2023 17:48 | Meio AmbienteCultura

Tem cinema, teatro e música na Semana do Meio Ambiente do Teatro Deodoro

Temática desta terça-feira abrange consumo sustentável, dicas de culinária e saneamento básico e São João

Ascom Diteal

No Teatro Deodoro, a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente (cuja data se comemora dia 5 de maio), começou nesta segunda-feira pela manhã, com a participação de alunos da rede pública de ensino, que visitaram o complexo, conheceram os produtos da Feira Agroecológica Novo Jardim e participaram de diversas atividades, junto com um público espontâneo que veio atraído pela programação.

No segundo dia, nesta terça-feira, a programação trará uma série de atividades formativas e culturais, começando às 9h e se estendendo até às 20h30, encerrando com a apresentação cultural com a musicista Micheline Encanta, no palco montado na própria feira.

Mas além da apresentação da Micheline, a programação está recheada de atividades culturais, duas delas acontecendo simultaneamente, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, onde haverá, a partir das 9h, apresentação “Mangue Vivo”, um projeto comunitário independente que realiza coleta de lixo em área de mangue no litoral norte; e no pátio externo, a contação de história para crianças, com a arte educadora Rochelli Messias, que vai explorar as temáticas ambientais para conscientização as crianças.

No período da tarde, a partir das 15h, a culinária será a bola da vez, com a oficina conduzida pela nutricionista Rosi Flôr, sobre “Aproveitamento integral de alimentos: Carne de Casca de Banana”. Além de uma alimentação saudável, a oficina se propõe a ensinar sobre o máximo aproveitamento dos alimentos e diminuir o desperdício, promovendo o consumo sustentável.

No mesmo horário, no palco do Teatro Deodoro, acontecerá o espetáculo “Bandeira de São João” da Companhia Teatral Mestres da Graça de Arapiraca, um espetáculo que não trata apenas do ‘São João’ que todos conhecemos em sua forma tradicional regionalizada, que define um perfil junino do mundo rural e urbano brasileiro. Serão lembrados os elementos especificamente juninos, como a fogueira, as adivinhas, a quadrilha, o acorda povo e a bandeira do santo junino.

No começo da noite, às 18h30, será a hora do cinema no Cineclube da Feira, com o tema “Saneamento Trágico”, dirigido por Zazo, colocando em pauta questões como o saneamento básico, tendo o cinema, através de um documentário, como fio condutor da discussão. A partir das 20h30, a apresentação de Micheline Encanta fecha a programação.

As comemorações da Semana do Meio Ambiente são uma realização da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), juntamente com a Feira Agroecológica Novo Jardim, que retomam a parceria firmada nas comemorações do aniversário de 112 anos do Teatro Deodoro, em novembro de 2022.

Serviço:

O que: Semana do Meio Ambiente