20/10/2023 14:14 | Saúde

Técnicos municipais são capacitados sobre coleta e condução dos resultados de citologia oncótica

Ação faz parte das atividades da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer do colo de útero


O enfermeiro Amauri Araújo tratou do tema “Citológia Oncótica” durante palestra no workshop

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta sexta-feira (20), o Workshop de Atualização em Coleta e Condução dos Resultados de Citologia Oncótica. O evento, direcionado aos servidores da saúde que atuam na Atenção Básica dos 102 municípios alagoanos, aconteceu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no bairro Centro, em Maceió.


A ação teve o objetivo de conscientizar e capacitar os profissionais sobre um atendimento mais humanizado para o diagnóstico precoce do câncer de útero. Para isso, os participantes puderam acompanhar as palestras “Citológia Oncótica”, ministrada pelo enfermeiro Amauri Araújo e “Fluxo da Oncologia no Estado”, realizada pela assistente social, Gláucia Torres.


A supervisora de Saúde da Mulher da Sesau, Caroline Leite, ressaltou que a capacitação faz parte das atividades da Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo a conscientização sobre o câncer do colo do útero. “O workshop vem para capacitar e alertar aos profissionais para que tenham um olhar mais humanizado para as pacientes que possam vir a ser diagnosticadas com o câncer. O evento também teve o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer exames preventivos, cuidar de sua saúde, cuidar de sua alimentação e o modo de vida”, enfatizou.


De acordo com ela, a qualificação ajudará durante os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas aos municípios, promovendo não somente o aprendizado dos profissionais participantes, mas, também, daqueles que receberão as orientações nas unidades. “Durante as palestras ensinamos sobre a detecção precoce do câncer de colo do útero, pela citologia. Portanto, os profissionais passaram por uma programação de conscientização, mas, também, por uma capacitação dessa coleta e desses exames para que possam voltar para seus municípios cheios de conhecimentos”, ressaltou.


O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da capacitação dos servidores para um melhor acompanhamento dos pacientes e enfatizou a importância do autocuidado. “Precisamos treinar nossos profissionais da saúde para um olhar mais humanizado durante o atendimento a pacientes que possam ser diagnosticados com câncer. É fundamental conscientizar também a população ao autocuidado, precisamos estar sempre no primeiro lugar das nossas prioridades. Não deixe o seu exame ou sua consulta para depois”, ressaltou.