12/04/2022 15:05 | Serviços

Técnicos da Arsal realizam visitas técnicas em busca de boas práticas de regulação e fiscalização

O grupo teve acesso a informações sobre gestão dos canais que levam água do Rio São Francisco às propriedades de estados vizinhos


Equipe técnica foi formada pelos engenheiros Humberto do Valle, David Wilson e o gerente Dênis Costa

Ascom Arsal


Addison Couto

Uma equipe de técnicos da Gerência de Saneamento da Arsal realizou uma série de visitas técnicas para obter informações sobre gestão de canais, operação e manutenção, cobrança, expansão e uso eficiente de recursos hídricos. O principal objetivo das visitas é conhecer boas práticas de regularização e fiscalização do Canal do Sertão, potencial fonte de captação de água dentro do plano de concessões.

 

A equipe, formada pelos engenheiros Humberto do Valle, David Wilson e o gerente Dênis Costa, esteve em várias cidades entre os estados da Bahia e Pernambuco. Entre as localidades visitadas, estão o trecho V da transposição do Rio São Francisco, em Floresta (PE), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, um modelo referência de PPPs, sem fins lucrativos envolvendo a União, por meio da Codevasf, e a associação de proprietários de terra para fruticultura.

 

Nesta etapa da visita, nossos técnicos tiveram acesso a informações sobre gestão dos canais que levam água do Rio São Francisco às propriedades, bem como desafios e experiências que podem ser replicadas aqui em Alagoas.

 

Com o novo marco legal do saneamento e concessão dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário, a Arsal tem buscado conhecer os melhores modelos implantados no país, além de aprimorar suas atividades enquanto agência reguladora.