30/06/2022 11:03 | Cultura

Teatro de Arena Sérgio Cardoso: Cinco décadas dedicadas às artes em Alagoas

Aniversário de 50 anos terá uma programação diversa, do dia 11 ao dia 17 de julho


Ao todo, nove espetáculos subirão no palco para exaltar este templo das artes.

Ascom Diteal


Ascom Diteal

Muitos “vivas” ao Teatro de Arena Sérgio Cardoso, pelos seus 50 anos! Uma semana inteira de espetáculos foi montada para comemorar as cinco décadas deste importante equipamento cultural do Estado de Alagoas. A programação começa no dia 11 de julho, às 19h30. As atrações abraçam diversas expressões artísticas e prometem encantar o público.

 

Por dois anos, o Arena não pode comemorar seu aniversário com a presença do público. Para esta celebração, o espaço vai poder ocupar todos os 180 lugares. Será um cinquentenário histórico, após o período de suspensão das atividades culturais. Ao todo, nove espetáculos subirão no palco para exaltar este templo das artes.

 

“Alegria é o sentimento que resume bem esse aniversário de 50 anos do Teatro de Arena. Montamos uma força-tarefa para poder reunir uma programação diversa, porque há muitos talentos que precisam ser apreciados pelas pessoas. O teatro é de todos e para todos. Por isso, o objetivo é sempre incentivar a cultura e o acesso do público às mais variadas manifestações artísticas. Será uma semana incrível para a arte”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

 

Inaugurado no dia 14 de julho de 1972, no auge da ditadura militar, ele foi idealizado pelo ator alagoano, à época diretor do Teatro Deodoro, Bráulio Leite Júnior. O equipamento - com formato similar a uma arena de espetáculos grega - foi construído aproveitando a estrutura física já existente, onde antes funcionava o Bar Deodoro.

 

“O homem da Flor na Boca”, de Luigi Pirandello, foi o primeiro espetáculo apresentado no local. O elenco era composto pelos atores Sérgio Cardoso, Jardel Melo e a atriz alagoana Nana Magalhães. Um mês após a performance, Sérgio Cardoso faleceu. Então, em sua homenagem, o espaço passou a ser chamado de Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Ele era um ator com muito talento e visibilidade na época, considerado um dos melhores na área teatral da sua geração.

 

Para relembrar a abertura do palco, no primeiro dia das comemorações do cinquentenário haverá a leitura dramática do texto da peça de estreia do espaço. Diversas formas de expressões artísticas irão enaltecer as comemorações do aniversário do Teatro. Haverá muita música, performances e a já tradicional 6ªMostra Alagoana de Hip Hop.

 

Uma das grandes marcas dos projetos da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) é a busca pela formação e democratização de plateias dentro de todo o Complexo Cultural Teatro Deodoro. Por isso, os ingressos serão vendidos a preços acessíveis: R$ 30,00(inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada); algumas atrações terão a entrada gratuita.

 

“Celebrar os 50 anos de fundação do nosso célebre Teatro de Arena Sérgio Cardoso é celebrar a importante atuação desse nobre palco alagoano, que se mantém ativo e com uma grade de ocupação rica, recebendo grandes talentos artísticos locais e nacionais. Em sua história recente, destacamos o projeto ‘Quinta no Arena’, que entra em sua 16ª edição, trabalhando permanentemente a formação de novas plateias e a democratização de ocupação do palco, focado na valorização da produção local, é uma ação não meramente festiva, mas de fortalecimento desse palco junto à comunidade”, afirma Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.

 

Ele ressalta a beleza em fazer uma agenda de apresentações que reverencia o passado e valoriza o presente, permitindo um momento de troca entre os artistas. “Será uma programação diversificada, que abraça a nossa diversidade e permite um olhar apurado sobre nosso potencial de realização, vislumbrando a construção de um futuro de esperança e fortalecimento do segmento artístico das Alagoas. É um compromisso com nossa arte, nossa diversidade e nossa identidade”, diz Holanda.

 

Serviço:

O quê: Aniversário de 50 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso

Quando: De 11 a 17 de Julho

Horário: A partir das 19h30

Onde: Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Ingressos: http://www.diteal.al.gov.br/programacao/

 

Programação:

 

Segunda-Feira - 11/07

Horário: 19h30

Leitura Dramática “O Homem da flor na boca”, de Luigi Pirandello Zé Márcio, Homero Cavalcante e Dália Monteiro

Ingressos no portal da Diteal

 

Segunda-Feira - 11/07

Horário: 20h:

“Manso e Humilde de Coração” Coletivo Volante de Teatro Monólogo com Bruno Alves Ingressos no portal da Diteal

 

Terça-Feira - 12/07

Horário: 19h30:

“Plural” Cia de Teatro Nu escuro (Go)

Espetáculo gratuito

 

Quarta-feira - 13/07

Horário: 19h30

“Francisco” Júnior Almeida

Ingressos no portal da Diteal

 

Quinta-feira -14/07

Horário: 19h30

“As Meninas de Lá” Com Gessyca Geyza e Wanderlândia Melo Coletivo Heteaçã Ingressos no portal da Diteal

 

Quinta-Feira - 14/07

Horário: 20h30

Orquestra de Tambores - Pátio externo do Arena

Evento gratuito

 

Sexta-Feira - 15/07

Horário: 19h30

6ª Edição da Mostra Alagoana de Cultura Hip Hop – 2022

Coletivo Noiz Q Faiz

Evento Gratuito


Cronograma de Atividades do dia 15/07:

10h: Grafite

14h – 15h: Roda de Conversa

15h – 15h40 -  Batalha de Break

15h40 – 17h30: Batalha de rimas e apresentações de RAP

17h30 – 21h: Apresentações de RAP, Break e Poesias

 

Sábado -16/07

Horário: 19h30

“Zé Sabido” - Cia Teatro do Imaginário com Marquinhos Wanderley

 

Domingo - 17/07

Horário: 19h30

“Pedra de Raio” Com Telma César