01/11/2023 11:46 | Gestão e Finanças

Superintendentes da Fazenda participam de conferência no Equador com foco nas administrações tributárias internacionais

Comitiva alagoana também participou de uma reunião técnica com a equipe do da Conferência do Centro de Administrações Tributárias para tratar sobre convênio


A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, e o superintendente de Tributação, Daniel Teixeira, estiveram presentes ao encontro

Divulgação


Matheus Guilherme

Melhores práticas para reduzir a evasão fiscal no contexto da tributação internacional. Esse foi o foco da Conferência Técnica do Centro de Administrações Tributárias (Ciat), realizada na cidade de Quito, Equador, entre os dias 25 e 27 de outubro. A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, e o superintendente de Tributação, Daniel Teixeira, estiveram presentes ao encontro que reuniu delegações de diversos países e representantes de organismos internacionais.


Tendo como pilares principais do evento a autorregularização, a utilização da inteligência artificial e a simplificação dos procedimentos de fiscalização, as discussões visaram apresentar meios para a prevenção e combate à evasão fiscal no mundo. A superintendente Alexandra Vieira pontuou que, diante das apresentações realizadas na conferência, é visto que o trabalho do fisco alagoano está em conformidade com aquele desempenhado em todo o mundo.


“Nós conseguimos ver como os países estão trabalhando em relação à tributação e as administrações tributárias mundiais. Com isso, percebemos que Alagoas está no caminho certo, buscando a autorregularização, a simplificação e a tecnologia para facilitar a verificação dos tributos e da conformidade tributária do contribuinte”, comentou.


A comitiva alagoana também participou de uma reunião técnica com a equipe do Ciat, para tratar a respeito do convênio a ser realizado junto ao órgão. A iniciativa visa dar um suporte para a contratação do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil II (Profisco II). O convênio ajudará nos projetos tecnológicos da área tributária que visam englobar as malhas fiscais e os sistemas de fiscalização.


Estiveram presentes à reunião, junto aos superintendentes da Sefaz, o diretor de Capacitação e Recursos Humanos do Ciat, Alejandro Juarez; o secretário executivo, Márcio Verdi; o diretor de Assistência Técnica, Raul Zambrano; e o representante oficial no Ciat no Brasil, Décio Carretta.