21/08/2023 13:52 | EducaçãoTransporte

Sucesso na Bienal do Livro, estandes do Detran Alagoas recebem mais de 20 mil pessoas

Espaços buscaram aproximar o órgão da população, com contação de histórias para crianças, mascotes e um quiz voltado para o público jovem, adulto e idosos


Detran levou ações de segurança para o trânsito, educando crianças, jovens e adultos

Leandro Santos / Ascom Detran


Kamylla Lima / Ascom Detran

Contação de histórias, brindes, mascotes e muita informação. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) encerrou a participação na 10ª Bienal Internacional do Livro com sucesso de público. Mais de 20 mil pessoas passaram pelos dois estandes do órgão, e ao longo de dez dias milhares de crianças, jovens, adultos e idosos foram conscientizados sobre a conduta no trânsito.


O órgão estadual levou o Detranzito e a Detranzita para aproximar as crianças e mostrar que o trânsito é um ambiente de compartilhamento social. Por meio de ações lúdicas, os pequenos foram envolvidos em um universo de contação de histórias, livros de colorir, jujubas com as cores do semáforo, jogos de memória e quebra-cabeças. Tudo pensado para ensinar sobre a educação para o trânsito de uma forma divertida.


Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a Bienal foi uma reprodução do trabalho realizado pelo órgão corriqueiramente. “Sempre fazemos ações voltadas para a conscientização de que o trânsito é um ambiente de convivência social. Reforçar esse conceito com as crianças, os adolescentes e os adultos em um evento como esse só traz benefícios, porque mostramos a eles as posturas adequadas a serem adotadas no trânsito. Assim, teremos cidadãos adotando comportamentos seguros nas vias e rodovias do estado”, afirmou.


A importância do papel de cada um no trânsito foi o que fez Ingrid Bezerra, 32 anos, levar a filha, Ana Laura, ao estande do Detran para ver um contação de história. “Ela tem apenas seis anos, mas acredito que na primeira infância todo incentivo positivo é válido. Eu acredito que a criança gosta de algo lúdico e a história sendo contada assim chama mais atenção, por isso a trouxe para cá. É muito válido ter noções de trânsito”, disse Ingrid.


As ações do Detran durante a feira tiveram como objetivo passar a ideia de mudança de comportamento no trânsito, levando sempre informação e interação. De acordo com Sonaly Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, levar ações de educação para o trânsito para o conhecimento das pessoas foi primordial em um evento com a presença maciça de escolas de todo o estado.




As melhorias no convívio do trânsito e a legislação também foram abordadas entre os adultos com um quiz. Filas se formavam constantemente para responder às perguntas na roleta, e além de aprender, as pessoas ainda levavam um brinde pra casa. Ao final, a mensagem foi clara: no trânsito é preciso ter empatia, gentileza e respeito às regras.