24/08/2023 17:45 | Segurança

SSP promove palestras sobre violência contra mulheres para estudantes de Rio Largo e Palmeira dos Índios

Ação faz parte da operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública e promovida em Alagoas pela Secretaria da Segurança Pública

Dentro da programação da Operação Shamar, palestras educativas estão sendo ministradas para fortalecer combate à violência doméstica e familiar

Ascom SSP/AL

Roberison Xavier / Ascom SSP

Como parte das ações da Operação Shamar, que visa combater a violência contra mulheres, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) tem promovido palestras para estudantes das redes pública e privada de Alagoas. Entre as atividades de conscientização, três delas ocorreram em duas cidades alagoanas.

Em Rio Largo, a chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, coronel Camila Paiva, conversou com alunos das escolas estaduais Santos Dumont e João Morais Cavalcanti, nesta quinta-feira (24). De forma descontraída, ela chamou a atenção sobre os diversos tipos de violência doméstica e familiar.

De acordo com a oficial, as palestras são uma ótima oportunidade para reforçar a importância de combater os crimes e disseminar os direitos das mulheres. “Também queremos alertar sobre como identificar quando estão sendo vítimas. Muitas vezes, elas nem percebem que estão sofrendo violência, e toda ajuda é bem-vinda. Queremos ampliar o conhecimento, com a finalidade de desconstruir a cultura de violência em desfavor do gênero feminino, historicamente enraizada em nossa sociedade”, afirmou Camila Paiva.

O evento contou também com palestras ministradas pela chefia do Disque-Denúncia, principal canal estadual para recebimento de informações sobre violências domésticas em Alagoas. Na quarta-feira (23), a equipe coordenada por Eliane Araújo manteve contato com estudantes dos cursos de Direito e Enfermagem da Faculdade Cesmac, em Palmeira dos Índios. Nesta quinta, também em Palmeira, foi a vez dos alunos de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo Eliane, o trabalho preventivo, além de ajudar na divulgação do 181, também amplia o apoio da população no combate à criminalidade. “Mais de quatrocentas pessoas participaram desses diálogos tão enriquecedores para a segurança pública. Reforçamos a importância deste canal, que conta com a ajuda das pessoas para reduzir ainda mais os índices de violência. Vale salientar que as denúncias de crimes contra mulher são prioridade. Tão logo as recebemos, já separamos e destinamos para que a Patrulha Maria da Penha faça a averiguação. E, se houver flagrante, o infrator é levado diretamente para a delegacia. É um trabalho conjunto, em prol do bem-estar da população, em especial, o público feminino”, finalizou.

Capacitação para bombeiros

A chefia de Políticas de Segurança à Mulher também ministrou uma instrução para alunos da Academia de Bombeiro Militar, que atualmente está promovendo os cursos de habilitação de oficiais, formação de praças e, pela primeira vez na história da corporação, o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Durante a palestra, na quarta-feira (23), foram feitas orientações acerca dos protocolos de atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, específicos para os integrantes das forças de segurança.

Operação Shamar

Coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), a Operação Shamar viabiliza uma atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança de todos os estados e do Distrito Federal. A ação nacional conta com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais.

Em Alagoas, as ações estão sendo coordenadas pela Chefia de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, com o apoio das Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil, e Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar. Além de atividades educativas, também estão sendo averiguadas denúncias do 181, 180 e cumprimentos de mandados judiciais.