03/10/2023 14:39 | Saúde

SSP orienta lojistas sobre uso excessivo de aparelhos sonoros no Centro de Maceió

Chefia de Prevenção alerta que lojas devem seguir as recomendações para evitar a apreensão de equipamentos

Encontro reuniu gestores públicos e comerciantes do Centro

Ascom SSP

Paula Berle - Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Aliança Comercial de Maceió promoveram, nesta terça-feira (03), uma reunião com lojistas do Centro da capital para orientar sobre o uso correto de aparelhos sonoros, como amplificadores, microfones e caixas de som em estabelecimentos comerciais. Nesse encontro, gestores e a iniciativa privada buscaram conscientizar comerciários sobre os danos ao convívio social e à saúde causados pelo uso excessivo desses equipamentos.

Durante o encontro, o chefe de Articulação Política e Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, afirmou que, caso a emissão de ruídos sonoros de forma excessiva continue na região, as lojas estarão sujeitas à apreensão de seus aparelhos, como prevê a legislação que norteia o programa Na Base do Sossego. Para informar sobre o uso correto dessas fontes sonoras, a SSP distribuiu ainda uma cartilha, contendo orientações.

“Essa é uma reunião de alinhamento e de ajuste, para que as pessoas entendam o teor da legislação e comecem a respeitar essa questão da perturbação social. Aproveitamos a presença dos lojistas para lembrar que o programa Na Base do Sossego tem validade também na área central de Maceió, por isso, todos aqui também estão sujeitos às penalidades previstas para esta contravenção penal”, afirmou o gestor.

A presidente da Aliança Comercial de Maceió, Andrea Geraldo, afirmou que esse primeiro encontro foi um momento importante para fortalecer o diálogo entre todas as partes responsáveis pela preservação do bem-estar social na região. “Nós solicitamos essa reunião devido ao agravamento da poluição sonora no comércio. Nossa entidade recebeu diversas queixas de barulho e também tivemos conhecimento que muitas denúncias foram feitas através do 190. Com esse encontro buscamos sensibilizar o poder público, tanto na esfera estadual como na municipal, atuando como mediadores nesse primeiro momento, para que possamos encontrar um acordo e conviver de uma forma mais harmoniosa aqui no Centro da cidade”, explicou.

A reunião também contou a presença do representante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sérgio Verçosa, e de integrantes das secretarias municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semsc), e do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).