08/03/2024 17:39 | Segurança

SSP ministra palestras de conscientização e combate à violência contra mulheres

Ações foram direcionadas para agentes de saúde e participantes de encontro nacional das mulheres organizado pela Cobap


Coronel Camila Paiva falou sobre os aspectos da violência contra a mulher idosa, prevenção e a rede de apoio às vítimas

Roberisson Xavier e Anderson Pires / Ascom SSP


Roberison Xavier e Alan Fagner / Ascom SSP

No dia em que se celebra a força das mulheres na sociedade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública ministrou duas palestras de conscientização para reforçar o combate à violência contra as mulheres durante eventos realizados em bairros de Maceió, nesta sexta-feira (08).

As primeiras orientações foram repassadas a agentes de saúde de Maceió durante um encontro coordenado pelo sindicato da categoria. A entidade estadual motivou a participação da equipe do Disque-Denúncia da SSP no evento. De acordo com a chefe do setor, Eliane Araújo, o objetivo era esclarecer dúvidas sobre a possibilidade de usar o canal para ajudar as vítimas visitas durante o trabalho de rotina.


 

“Os agentes de saúde são a principal porta de entrada dos serviços de saúde, e em muitas das visitas comunitárias que são realizadas pelas equipes especializadas, alguns tipos de crime são observados, entre eles os de violência doméstica e familiar. Fomos chamados para que essas pessoas possam saber como identificar, denunciar os casos e assim ajudar as vítimas de forma anônima, sem um envolvimento direto. Foi muito importante para nós sabermos que podemos contar com mais esse apoio no combate à criminalidade”, afirmou Eliane.

 

A diretora da Mulher do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs/AL), Jeane Azevedo, também enalteceu essa importante integração para a prevenção.

 

“Nós temos um acesso direto à casa dos moradores por onde trabalhamos, e essa palestra de conscientização vai ajudar para que tenhamos um olhar mais humano, um olhar diferenciado para as famílias, evitando assim que situações tidas como simples evoluam e cheguem a tragédias”, disse ela.

 

Panfletos com orientações também foram distribuídos para que os participantes conheçam mais sobre os níveis de violência e saibam onde e como denunciar às forças policiais.


 

A segunda palestra fez parte do III Encontro Nacional das Mulheres da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), e ocorreu na Jatiúca. A chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, coronel Camila Paiva, falou sobre os aspectos da violência contra a mulher idosa, prevenção e a rede de apoio às vítimas no estado.

 

“O público foi composto na maioria por mulheres na faixa etária acima de 60 anos, e a gente veio falar sobre as raízes da violência e como elas impactam na vida da mulher idosa. E foi excelente, tinha mulheres de todo o Brasil e elas participaram ativamente da palestra. Foi ótimo”, disse.