13/03/2024 11:28 | Segurança

SSP firma parceria pioneira no Nordeste para reforçar combate à criminalidade em Alagoas

Trabalho conjunto com empresa japonesa vai possibilitar o uso de inteligência artificial na predição de crimes

Assinatura de termo de cooperação técnica foi feita na sede da SSP, no Centro de Maceió

Vanessa Siqueira / Ascom SSP

Roberison Xavier / Ascom SSP

Mais uma ação conjunta de combate à criminalidade começa a ser implantada em Alagoas. Nesta quarta-feira (13), integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da empresa japonesa Singular Perturbations, Serviços de Tecnologia Ltda. assinaram um termo de cooperação técnica que vai viabilizar o uso da inteligência artificial na predição de crimes no território alagoano.

A parceria pioneira no Nordeste vai reforçar o trabalho das forças de segurança diante dos índices criminais utilizando algoritmos preditivos e, consequentemente, permitindo que o empenho de ações e do efetivo policial seja ainda mais assertivo. Com a assinatura do termo, Alagoas se tornou o primeiro estado da região a oficializar o uso deste tipo de tecnologia em prol da população.

De acordo com os representantes da empresa internacional, estados como Pernambuco e Ceará já testam o conceito e estão em tratativas para a utilização formal da IA contra o crime. Segundo o chefe de gabinete da SSP, coronel RR Alexandre Saraiva, esta será uma excelente oportunidade para contribuir também para a ampliação do serviço e assim beneficiar mais brasileiros.

“É uma tecnologia que já está sendo proporcionada para várias partes do país e vamos tentar desenvolver junto à empresa o aprimoramento dessa utilização. Pode ser que nossas equipes detectem algo que faça melhorar o sistema e, claro, que vamos absorver o máximo para colocarmos em prática aquilo que mais queremos, que é a garantia da tranquilidade das pessoas”, afirmou.

O CTO da Singular Perturbations, Keisuke Nishitani, também enalteceu a importância da parceria e explicou que ela se dará como prova de conceito com duas soluções baseadas nos algoritmos. “A primeira se chama Hotspot Policing, que é um policiamento sobre a mancha quente, com o mapeamento das regiões onde poderá acontecer crimes baseado no algoritmo de predição. A outra chama-se Camera Grading, essa é a pontuação nas telas de monitoramento do Centro Integrado, que através da tecnologia vai colocar nos monitores a ordem de prioridade e a projeção da cena de crime. Alagoas vai utilizar isso aí e nós gostaríamos de receber o feedback, avaliação sobre o uso dessas soluções, para nós podemos aprimorar cada vez mais esse programa”, disse.

De acordo com o chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, a parceria tem tudo para dar certo, já que esta não é a primeira vez que Alagoas utiliza ideias criadas por japoneses. “O Japão é conhecido como um país altamente tecnológico e também bem seguro, então isso só tem a agregar ao nosso estado. Nós copiamos o modelo de policiamento de proximidade, que surgiu com o Sistema Koban, criado pelos japoneses em 1874. Vários oficiais aqui da polícia de Alagoas já estiveram em solo japonês aprendendo essa ideia e aplicamos aqui através das Bases Comunitárias de Segurança há cerca de 15 anos. Hoje, são oito bases comunitárias que trabalham dentro do Sistema Koban e essa nova tecnologia agora com o uso da inteligência artificial vem só para reforçar aquele entendimento que a gente tem, de que tudo que é bom pode se copiar, levando em consideração, claro, a adaptação para a nossa realidade”, finalizou.

Também participaram da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica os representantes da empresa japonesa Takamasa Kurachi e Henrique Kashihara; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Justo; o perito-geral adjunto da Polícia Científica, José Cavalcante Medeiros; o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Eduardo Mero; e o chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo.