19/01/2023 15:11 | Segurança

Alerta Celular

SSP e Sefaz apreendem 16 celulares durante operação na região central de Maceió

Duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Roubos da Capital, em Mangabeiras


A ação contou com 14 guarnições do CPC, da Polícia Militar; da Delegacia de Roubos da Polícia Civil e também da Central de Operações Estratégicas da Sefaz

Ascom SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

As Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Fazenda (Sefaz) realizaram mais uma etapa da Operação Alerta Celular, que tem como objetivo coibir roubos e furtos de aparelhos telefônicos. A ação aconteceu na região conhecida como Feira do Rato, no Centro de Maceió, na manhã desta quinta-feira (19).


Durante os trabalhos, as equipes conseguiram apreender 16 aparelhos celulares de procedência duvidosa. Além disso, também foram apreendidos um tablet, um módulo de celular, uma maquineta de cartão de crédito, dois relógios, dois carregadores portáteis e R$ 1.732, em espécie.


Dois homens, de 27 e 30 anos, foram presos durante a operação, que faz parte do conjunto de ações promovidas desde o lançamento da plataforma Alerta Celular, que cria um banco de dados com informações de aparelhos celulares e assim possibilita que as forças policiais ao recuperar aparelhos roubados, possam entrar em contato com os proprietários.


Os presos foram conduzidos à Delegacia de Roubos da Capital, no bairro de Mangabeiras, para a realização dos procedimentos cabíveis. Outras pessoas acabaram empreendendo fuga quando avistaram as equipes, algumas delas abandonando aparelhos.


Dos celulares apreendidos durante a operação, alguns não foram identificados na base de dados do Alerta Celular, impossibilitando a identidade do proprietário e a devida devolução.


A SSP orienta que a população tão logo compre o aparelho, de imediato dê preferência para cadastrá-lo no site da plataforma, independente do equipamento ter sido roubado, furtado ou extraviado.


A ação realizada hoje contou com 14 guarnições do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar; da Delegacia de Roubos da Polícia Civil e também da Central de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda (COE/Sefaz-AL). As equipes mapearam pontos estratégicos da cidade onde há indícios de comercialização de celulares roubados com base em um trabalho de inteligência.

 

Como cadastrar seu aparelho no site do Alerta Celular?

Para que o cruzamento possa ser feito e o aparelho roubado possa ser devolvido ao dono, o cidadão precisará realizar um cadastro no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o cadastro e login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho, como marca, modelo e IMEI.


A forma mais simples para descobrir o IMEI é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o IMEI.