18/10/2023 15:31 | Segurança

SSP e Ronda no Bairro promovem ação educativa de combate à violência contra pessoas idosas

Panfletagem no Jacintinho, em Maceió, alerta também sobre os canais de denúncias oferecidos de forma gratuita


Panfletos educativos foram distribuídos na região da Feirinha do Jacintinho, em Maceió

Ascom SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

Equipes da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e do Programa Ronda no Bairro, pertencente à Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), realizaram uma ação educativa no Jacintinho, parte alta de Maceió, na manhã desta quarta-feira (18).

 

A entrega de panfletos sobre o trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas e também com informações sobre os canais de denúncias que podem receber a colaboração da população em casos de possíveis crimes visa conscientizar a população da região pelo enfrentamento aos atos delituosos contra as pessoas idosas.

 

A ação educativa também faz parte da Operação Virtude, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e vai contar com diversas ações em todo o país, como fiscalização de denúncias, palestras e visitas comunitárias, além de diligências preventivas e ostensivas promovidas pelas forças de segurança pública.

 

De acordo com o chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, a ação também leva conhecimento sobre o Programa Pessoa Idosa Protegida, desenvolvido em todo o território alagoano. “Temos feito um trabalho integrado excelente de cuidado com a pessoa idosa, principalmente, com ações preventivas e muitas vezes a população não sabe que também pode ajudar as forças policiais. Diariamente recebemos as denúncias que chegam pelo Disque-denúncia, nos dirigimos aos locais para averiguar os fatos e, em caso de flagrantes, damos andamento com os encaminhamentos necessários”, afirmou ele.

 

Ele também destacou que não precisa se identificar ao enviar as informações para o 181, que ainda pode receber dados pela internet. “Temos o contato telefônico e as pessoas podem colaborar com esse trabalho para coibir os crimes contra esse público tão vulnerável ainda pelo site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br. Precisamos combater os crimes contra a pessoa idosa, para que assim, os infratores sejam responsabilizados conforme a legislação”, finalizou.