11/03/2024 09:12 | Segurança

SSP e empresa japonesa assinam acordo para uso de inteligência artificial na redução da criminalidade

Termo de Cooperação Técnica vai oferecer aos gestores da Segurança Pública algoritmo de predição de crimes


Roberison Xavier / Ascom SSP

Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da empresa japonesa Singular Perturbations Inc. assinam, nesta quarta-feira (13), na sede da SSP, um termo de cooperação técnica que vai possibilitar o uso de inteligência artificial na redução da criminalidade em Alagoas.

 

O acordo foi possível após intermediação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que é responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) e apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.

 

A partir da assinatura do termo, a empresa vai ajudar a reforçar as ações de segurança pública diante dos índices criminais com a apresentação de algoritmos através da IA. De acordo com o chefe de Articulação de Políticas de Prevenção, tenente-coronel Iran Rêgo, com o trabalho será possível fazer a predição criminal, prevendo inclusive o tipo, locais e horários de onde o fato deve ocorrer.

 

“Essa previsão possibilitará o emprego do efetivo policial com mais exatidão e, consequentemente, a garantia de mais tranquilidade para a população. Já utilizamos a mancha criminal, com base nos números apresentados pelo nosso Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), como um fator para a destinação das equipes e agora, com esse artifício, conseguiremos ter mais assertividade no trabalho”, afirmou o oficial.

 

Ainda segundo o tenente-coronel Iran, este tipo de serviço já vem sendo realizado no Brasil e tendo resultado positivo, principalmente no Nordeste. “A empresa aplica essa tecnologia e ao mesmo tempo testa os diversos ambientes, porque o que funciona às vezes numa região pode ser que não funcione em outra. Toda essa tecnologia vai ter custo zero para a secretaria, a contrapartida vai ser só a divulgação dos dados que a empresa vai testar. Após o treinamento que eles farão com nossas equipes, a gente vai conseguir ter uma dinâmica melhor da utilização dos nossos recursos humanos e materiais. Vai dar para, por exemplo, deslocar a viatura para determinado local, quando existe a previsão de se acontecer um crime, seja patrimonial, seja contra a vida”, finalizou ele.

 

Serviço:

 

Assinatura de Termo de Cooperação entre SSP e Singular Perturbations Inc.

 

Local: Sede da SSP, no Centro de Maceió-AL

 

Data e horário: 12/03/2024, às 9h