22/05/2023 12:36 | Agricultura

Sorologia descarta circulação do vírus da influenza aviária em Alagoas

Inquérito soroepidemiológico realizado em granjas comerciais e de subsistência não constatou a circulação do vírus no estado


Investigação foi realizada em granjas comerciais e criações de subsistência

Ascom Adeal


Dorgival Junior/Asscom Adeal

Apesar de um caso de gripe aviária ter sido notificado no estado do Espírito Santo, em uma ave silvestre, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que o inquérito soroepidemiológico, realizado em granjas comerciais e de subsistência, não constatou a circulação do vírus da influenza aviaria no estado.


“Apesar do resultado da investigação de campo, a Adeal mantém o trabalho preventivo para a influenza aviária em Alagoas, fiscalizando propriedades com notificações de casos suspeitos, além de ações de conscientização junto ao criador no intuito de prevenir a doença”, afirmou o presidente da agência de defesa agropecuária, Otávio Tavares.


A investigação de campo, que ocorreu entre os meses de fevereiro e abril, foi dividida em duas etapas, sendo a primeira realizada em 30 granjas avícolas de corte e de postura e a segunda em criações de subsistência e de aves silvestres.


Todas as propriedades, onde foi realizado o inquérito, foram selecionadas de acordo com a base de dados da Adeal, onde foram colhidas amostras de 11 animais adultos em cada uma delas.


A coleta do material, que foi analisado em laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ocorreu por meio de swab de traqueia e de cloaca, além de amostra de sangue.


Doença


A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa e fatal que afeta aves domésticas e silvestres. Ela também pode ser transmitida para humanos, no entanto, não é uma doença transmitida pela carne de aves e nem pelo consumo de ovos.