17/04/2024 09:47 | Segurança

Soldado da Polícia Militar é campeã de fisiculturismo

Militar ficou com 1º e 2º lugares em duas categorias do Musclecontest Campeonato do Nordeste

Thaliny (3ª à direita) no pódio na estreia em competições de fisiculturismo e onde já garantiu títulos

Fernanda Alves

Muita disciplina, foco e empenho são atributos que formam um militar. O mesmo conjunto de princípios se aplica a um bom atleta. E quando alguém desempenha as duas atividades simultaneamente, tudo isso se torna ainda mais imprescindível. É o caso de Thaliny Alves. A soldado da Polícia Militar de Alagoas acaba de estrear nas competições de fisiculturismo e já garantiu títulos.

A soldado Thaliny conquistou o 1º lugar na categoria Wellness – categoria por altura e foi a segunda colocada na categoria estreantes do Musclecontest Campeonato do Nordeste. De acordo com a organização do evento, ocorrido no último sábado (13), mais do que uma competição, trata-se de uma celebração do corpo humano em sua forma mais esculpida e aprimorada. O campeonato ocorreu no Estádio Governador Carlos Wilson Campos, a Arena de Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Thaliny tem 32 anos e é o que se pode chamar de mulher forte e determinada na mais ampla definição. Soldado desde 2020, atualmente serve no Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) da Corporação, mas já passou pelas atuais 4º e 3ª Companhias de Polícia Militar Independente (CPM/I).

Ela conta que sempre teve vontade de se tornar atleta de fisiculturismo, mas os planos se chocavam com a rotina do serviço operacional com privação do sono, muitas vezes sem horários específicos para alimentação e descanso, entre outros desafios. Ao ser transferida para o setor de Educação Física, encontrou a oportunidade de conciliar a rotina de trabalho com as demandas e exigências do esporte que escolheu.

O desafio foi exaustivo, exigindo disciplina extrema. “Me preparei integralmente por 12 semanas. Com dieta 100% calculada, treino de musculação e cardio, treino de poses e Low Pressure Fitness (LPF), que é um sistema de treinamento postural e respiratório, totalizando mais de cinco horas de treino diário”, conta.

“A importância do papel da mulher na sociedade cresceu significativamente ao longo das últimas décadas e essa conquista representa a força e a perseverança da mulher quebrando paradigmas que nos rodeiam desde pequenas. Todo esforço um dia é recompensado”, reflete a atleta. E a recompensa chegou: “Estreei na categoria Wellness com 1º lugar na minha categoria por altura e com 2º lugar na categoria estreantes. Agora vamos continuar treinando e focando nos próximos campeonatos, quem sabe um dia chegar a um campeonato mundial. Fiquei muito feliz e a sensação foi única”, comemora a campeã.

A sua história com o esporte vem de berço. Nascida em Tobias Barreto, interior de Sergipe, vem de uma família de atletas. Sempre esteve envolvida com atividades físicas ao longo da vida escolar, mas na adolescência que descobriu a paixão por musculação. No momento de escolher um curso superior, não teve dúvida: Educação Física. A área que lhe rendeu muitas experiências como personal trainer, atividades laborais para idosos, projetos com crianças e menores infratores. Paralelamente, seguiu buscando a realização do sonho de menina que era vestir a farda – missão que abraçou e desempenha com dedicação há quatro anos. “A polícia e o esporte me tornaram quem sou hoje. Uma mulher forte e determinada, focada onde quero chegar e valorizando cada passo na caminhada”, finaliza a militar.

“A tropa da Polícia Militar de Alagoas é repleta de histórias, valores e motivos para nos orgulhar. A soldado Thaliny é mais uma prova disso. Surpreende pela dedicação em uma modalidade tão desafiadora e que exige tanto do atleta”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.