06/10/2023 17:52 | SegurançaInclusão Social

Socioeducandos de Alagoas são preparados para ingressar no mercado de trabalho

Qualificação profissional tem contribuído para prevenção à reincidência infracional. Em 2023, 110 jovens foram contemplados com a iniciativa


Os cursos são oferecidos pela Seprev, por meio de contrato com o Senai e o Senac

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Adolescentes e jovens oriundos do Sistema Socioeducativo de Alagoas têm a chance de participar de cursos profissionalizantes e ingressar no mercado de trabalho com uma certificação de reconhecimento nacional. A iniciativa do Governo do Estado já contemplou 110 socioeducandos em 2023 e tem se mostrado um instrumento valioso na prevenção à reincidência infracional.

 

Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio de contrato com o Senai e o Senac, instituições de referência na preparação de profissionais no mercado de trabalho. Na terça-feira desta semana (dia 3), 20 jovens iniciaram as aulas do curso de Eletricista de Automóveis.


Para o socioeducando J.R.M.S., de 19 anos, a qualificação profissional é o primeiro passo para retomar a vida de maneira positiva após a conclusão da medida. “É um privilégio participar de um curso como este, mesmo privado de liberdade, e me preparar para o futuro. Daqui para frente quero só estudar e depois montar meu próprio negócio. Quero conquistar meus objetivos com o suor do meu trabalho”, comentou o jovem.



As modalidades são escolhidas estrategicamente para que o socioeducando possa escolher entre ingressar em um emprego formal, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos, ou montar o próprio negócio como microempreendedor individual. A meta é contemplar 100% do público socioeducativo até o final do ano.

 

Vanessa Tenório, orientadora educacional do Senai, esteve presente na aula inaugural, onde destacou a expertise da instituição na formação de profissionais. Ela explica que, além das habilidades práticas, os alunos aprenderão assuntos pertinentes à boa conduta profissional.

 

“A expectativa é grande. O Senai tem por objetivo desenvolver habilidades técnicas e comportamentais com esses jovens para que eles tenham oportunidade no mercado de trabalho”, afirmou a orientadora.

 

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, ressalta que os cursos profissionalizantes são fruto dos avanços presenciados no Sistema Socioeducativo de Alagoas nos últimos anos. Ele diz que que a atenção do Estado a esse público tem contribuído para a reintegração social e familiar desses jovens.

 

“As oportunidades estão sendo dadas e isto é uma mudança de paradigmas para o nosso Sistema Socioeducativo. É um trabalho inovador, que tem sido possível através dos investimentos do Governo do Estado e do olhar diferenciado do secretário Kelmann Vieira, que entendeu o principal objetivo da socioeducação, de reintegrar socialmente jovens e adolescentes que conflitaram com a Lei”, afirmou Otávio Rego.

 

Ao todo, o Sistema Socioeducativo de Alagoas conta com 130 adolescentes e jovens adultos, dos 12 aos 21 anos de idade.