17/03/2023 17:16 | Segurança

Socioeducandos conhecem a história do esporte alagoano em visita ao Estádio Rei Pelé

O esporte é considerado um elemento importante na preparação desses adolescentes para a vida em sociedade


Os adolescentes percorreram todo o complexo esportivo do Rei Pelé, que inclui o Museu dos Esportes, Hall da Fama, Memorial Rainha Marta, vestiário e gramado do Trapichão

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Masculina Extensão 3 (Uime 3) tiveram a oportunidade de visitar, o Estádio Rei Pelé nesta sexta-feira (17) e conhecer mais sobre a história do esporte alagoano. A atividade foi viabilizada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), juntamente com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).



 

Na visitação guiada, os socioeducandos percorreram todo o complexo esportivo do Rei Pelé, que inclui o Museu dos Esportes, Hall da Fama, Memorial Rainha Marta, vestiário e, claro, o famoso gramado do Trapichão, que tem capacidade para receber mais de 20 mil torcedores e já sediou grandes clássicos e campeonatos dos circuitos nacional e internacional.

 

“A visita foi muito interessante, pois nos permitiu conhecer o Estádio Rei Pelé de uma forma completamente diferente. Antes, a gente só vinha para cá assistir aos jogos e, agora, estamos conhecendo o estádio de ponta a ponta. Agradeço muito a oportunidade”, comenta o socioeducando C.A.S., de 17 anos.

 

Além da estrutura presente no estádio, os adolescentes conheceram a história de grandes estrelas do esporte alagoano, como a jogadora Marta, Roberto Firmino, William Souza, Aloísio Chulapa, Maurício Borges, entre outros. Para C.A.S., que já participou de competições na categoria de base, a visita ao Rei Pelé emociona e inspira novos sonhos.



 

“Poderia ser eu jogando naquele campo, mas, quem sabe, no futuro. Eu já joguei futebol de várzea e tenho o sonho de jogar aqui nesse estádio. Com fé em Deus, um dia serei eu a jogar aqui mostrando o meu talento”, completou.

 

Otávio Rego, superintendente de Medias Socioeducativas da Seprev, ressalta a importância do esporte para o desenvolvimento pessoal e a reintegração social dos adolescentes que, por algum motivo, vieram a conflitar com a lei.

 

“Acreditamos no caráter pedagógico e no potencial transformador do esporte, pois é um importante elemento na preparação desses jovens para a vida em sociedade. O esporte aumenta a cooperação e a socialização entre eles, além de desenvolver o espírito de liderança, o respeito e a disciplina. A visita de hoje buscou ampliar o olhar dos nossos adolescentes sobre a prática esportiva e trabalhar a sua perspectiva sobre a socialização”, explicou.