20/02/2023 10:48 | SegurançaEducação

EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Sistema prisional alagoano registra marca inédita de número de aprovados no Enem

Número de aprovados superou 12 vezes o número registrado no ano anterior


Após classificação, custodiados vão aguardar o início das inscrições dos programas de acesso ao ensino superior

Jorge Santos / Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) alcançou uma marca histórica na área de educação prisional: o maior índice de classificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que ele começou a ser aplicado nas unidades prisionais alagoanas. São 66 reeducandos aptos a concorrer às vagas que serão disponibilizadas pelo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

O número de aprovados deste ano foi 12 vezes maior em comparação ao ano passado, que registrou apenas cinco aprovados. A atual edição do exame contou com 286 inscritos.

 

O resultado é fruto de um trabalho conjunto entre a Seris e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da atuação dos professores e dos policiais penais, desde a realização de atividades voltadas à preparação dos custodiados para o exame, até a logística necessária para que a aplicação ocorresse de forma segura e eficiente em todas as unidades penitenciárias, em Maceió e no Presídio do Agreste.

 

Segundo a policial penal e gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Cinthya Moreno, o aumento no número de aprovados é resultado de um trabalho constante e compartilhado.

 

“O crescimento no número de reeducandos aptos a concorrer às vagas do Sisu reflete a intensificação dos nossos esforços em proporcionar oportunidade de educação aos custodiados, por meio de iniciativas de incentivo à leitura, como os projetos ‘Lêberdade’ e ‘Remição por Leitura’, que fazem parte das parcerias firmadas com órgãos como Poder Judiciário e Seduc, buscando sempre aumentar o acesso à educação aos privados de liberdade”, afirmou Cinthya Moreno.

 

“O resultado também é fruto do empenho dos nossos colegas, policiais penais que fazem a gestão prisional de Alagoas, que colaboram diuturnamente para garantir que as ações desenvolvidas sempre avancem na direção da ressocialização, utilizando a educação como instrumento de mudança”, enfatizou a gestora.



 

O secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, acredita que o resultado alcançado vem para consolidar os esforços realizados pela pasta em prol da sociedade.

 

“Estamos avançando constantemente em direção ao nosso objetivo, que é devolver à sociedade pessoas melhores, e a educação é uma das nossas principais ferramentas. Com a geração de oportunidade de educação dentro do sistema prisional é possível reintegrar à sociedade pessoas melhores e, desta forma, contribuir para melhoria na segurança da população”, concluiu o secretário.

 

Após a fase de classificação, os custodiados irão aguardar o início das inscrições dos programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para conquistar um diploma de nível superior.

 

ENEM PPL

 

O Enem PPL é o Exame Nacional do Ensino Médio destinado aos adultos submetidos a penas privativas de liberdade e a adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade. As provas são aplicadas, anualmente, nas unidades prisionais e socioeducativas de cada estado.