10/01/2023 17:07 | Segurança

Sistema de radiocomunicação digital é ampliado para as equipes da Polícia Científica de Alagoas

SSP comprou novos equipamentos e capacitação dos servidores trará vários benefícios para o sistema de segurança pública



Aarão José / Ascom POAL

Com uma área superior a 27 mil km² e uma geografia composta muitas vezes por terrenos de difícil acesso, nem sempre é fácil se comunicar em Alagoas. Mesmo com a mudança do sistema de telecomunicação de analógico para digital, a chegada da tecnologia 5G, ainda existem muitos pontos sem sinal, o que dificulta a comunicação. 

 

Na área da segurança pública uma das ferramentas que conseguiu mudar essa realidade foi a implantação do sistema de radiocomunicação digital com cobertura 100% do território alagoano. A tecnologia implantada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) permitiu uma integração maior entre as forças policiais, melhorando a comunicação entre elas de forma mais segura. 

 

Buscando ampliar e aprimorar o uso desse sistema, o Instituto de Criminalística (IC) realizou hoje (10), um treinamento com representantes da SSP sobre os benefícios dessa tecnologia. O chefe e coordenadores das equipes de perícia de externa participaram do encontro para tirar dúvidas sobre as operações básicas, o uso dos terminais e os pontos de atenção que as equipes do IC e IML terão que ter na operação dos rádios comunicadores. 


Por possuir sinal criptografado, o sistema de radiocomunicação digital usado pela SSP, impossibilita a interceptação da comunicação por criminosos. Outras vantagens do sistema são funcionalidades, como coordenadas geográficas por GPS, chamadas em grupo, gravações de conversas por áudio e texto, e uma qualidade superior de áudio, sem ruído e interferência. 

 

Wellington Melo, chefe do IC, explicou que o principal objetivo do treinamento foi aprimorar a comunicação entre as forças da segurança pública por meio do rádio digital, otimizando o diálogo entre as equipes da Polícia Científica que atendem a locais de crime com as demais guarnições das Polícias Militar e Civil que se encontram em locais de crime. Isso permitirá a redução do tempo resposta da presença das equipes do IC e do IML quando acionadas. 


“Esse treinamento é de fundamental importância para as equipes da Polícia Científica, pois possibilitará a otimização de utilização dos recursos que o rádio digital oferece, além de permitir a obtenção de informações de forma célere e segura”, afirmou o chefe do IC  

 

No treinamento ficou definido a criação de um processo de apresentação diária dos recursos das equipes da Polícia Científica ao Centro Integrado de Operações da SSP. Também serão solicitados novos rádios digitais à Secretaria de Segurança e será formatada uma instrução normativa para utilização obrigatória dos rádios pelas equipes plantonistas. 

 

IMLs da capital e do Agreste 

O assessor técnico da frota de veículos da Polícia Científica, Weider Moraes, que também participou da reunião, garantiu que esse treinamento será estendido para as unidades de medicina legal de Maceió e de Arapiraca. Ele explicou que em breve, todos os motoristas dos rabecões receberão informações de como usar corretamente os rádios digitais instalados nos veículos utilizados para recolhimentos de corpos no estado.