03/06/2022 18:17 | Assistência Social

Sistema de Gestão cadastra famílias para recebimento do Auxílio-Chuvas de R$ 2 mil

Criada pela Seades, plataforma vai permitir a inserção de dados de desabrigados e desalojados dos municípios elencados em decreto estadual

Sistema da Seades será utilizado para o cadastro das famílias que receberão o Auxílio-Chuvas

Ascom Seades

Karina Lima Moraes/ Seades

Os dados cadastrais da população vítima das fortes chuvas dos últimos dias serão inseridos em plataforma criada exclusivamente para este fim. O Sistema de Gestão, produzido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), permitirá aos municípios em situação de emergência, elencados no Decreto nº 82.871, de 25 de maio de 2022, habilitar as famílias ao processo de concessão do Auxílio-Chuvas de R$ 2 mil.

O cadastramento das famílias na plataforma já está disponível. O benefício, que começa a ser pago no mês de junho, será dividido em quatro parcelas iguais de R$ 500, pagas em meses subsequentes, a um público estimado em 4 mil famílias, reconhecidamente em situação de desabrigamento e desalojamento, de acordo com os dados da Defesa Civil Estadual.

De navegação facilitada, o Sistema de Gestão possibilita aos técnicos municipais de assistência social acessar a plataforma por meio de login e senha em endereço eletrônico disponibilizado pela Seades. Mediante o envio de informes e a realização de reuniões, a Seades orientou os municípios sobre os critérios de preenchimentos de dados, instruindo na utilização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), na priorização de famílias extremamente pobres, pobres, de baixa renda e demais grupos sociais.

Por meio do banco de dados obtido, o repasse financeiro será feito via Caixa Econômica Federal na conta bancária do chefe familiar, ou em cartão de programas sociais dos quais a família já faça parte, ou ainda no aplicativo Caixa Tem. Caso a família beneficiária não possua nenhuma dessas opções, poderá ser criada uma conta bancária para esta finalidade. O responsável familiar, de preferência, a mulher, fornecerá os dados às Secretarias Municipais de Assistência Social.

O montante de R$ 8 milhões, para o pagamento do Auxílio-Chuvas, foi aprovado, nessa quinta-feira (2), por unanimidade, pelo Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (Cipis), do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).