10/08/2023 13:13 | Saúde

Sistema de Dispensação de Medicamentos do Ministério da Saúde volta a funcionar, mas apresenta instabilidade

Diante da instabilidade, DataSUS está adotando as medidas necessárias para resolver totalmente o problema


Distribuição de medicamentos de alto custo no Ceaf depende de sistema informatizado do Ministério da Saúde

Carla Ceto / Ascom Sesau


Carla Cleto / Ascom Sesau

Após ficar paralisado durante a manhã da quarta-feira (9), o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, conhecido como Hórus, desenvolvido e administrado pelo Ministério da Saúde (MS), voltou a funcionar, mas tem apresentado instabilidade. Com isso, em alguns momentos, tem ocorrido a paralisação da dispensação de medicamentos de alto custo no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex.


Esta situação tem afetado as Farmácias de Alto Custo dos Estados que são interligadas ao Hórus, e que só podem realizar a distribuição dos medicamentos por meio deste sistema. Diante desta instabilidade, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), órgão vinculado ao MS, já foi comunicado e informou que está adotando as medidas necessárias para resolver totalmente o problema, restabelecendo de forma contínua a liberação dos medicamentos em todos os Estados.


Para maiores esclarecimentos, os usuários cadastrados no Ceaf podem entrar em contato com o órgão por meio dos telefones 3315-6109 e 3315-6110.