26/12/2022 14:39 | Educação

Sistema Coletivo da Bacia Leiteira volta a operar com vazão total

Abastecimento da região segue em recuperação de forma gradativa



Ascom Casal

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), instalou a segunda bomba de captação de água bruta do Rio São Francisco, na região do município de Pão de Açúcar. A operação de instalação foi feita através de uma força-tarefa que contou com a participação do Gabinete Civil, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e o apoio da concessionária Águas do Sertão e das empresas Cápua e Imbil. A previsão é que, nos próximos dias, o fornecimento de água seja retomado plenamente, regularizando, assim, o serviço para as 18 cidades da região da Bacia Leiteira.


O equipamento foi adquirido junto à Imbil, sediada em São Paulo, que é uma das fabricantes no país desse equipamento. Outras três bombas foram adquiridas pelo Governo na mesma empresa e estão em fase de fabricação, uma vez que são equipamentos muito específicos e produzidos apenas por demanda. Esses três equipamentos ficarão como equipamentos-reserva na captação do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, o que irá garantir mais segurança operacional ao sistema e mais segurança hídrica para os moradores das 18 municípios atendidos.


Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, após o repasse do produto feito pela Casal à concessionária Águas do Sertão, esta responsável pela distribuição aos moradores das seguintes localidades: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira. Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores também recebem água do mesmo sistema, porém, nesses locais a distribuição de água continua sendo feita diretamente pela Casal.