16/05/2023 15:42 | Turismo

Setur promove oficina de Turismo Sustentável na Barra de Santo Antônio

Representantes da Secretaria participaram ainda de inauguração da sede da Instância de Governança do Caminho das Águas


Ascom Setur


Thyeres Medeiros / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) segue trabalhando em continuidade aos Planos de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTIS). Com objetivo de impulsionar o setor, mais uma oficina do PDTIS foi realizada, desta vez, em Barra de Santo Antônio, na segunda-feira (15). A ação promove a participação comunitária e estabelece diretrizes estratégicas para o desenvolvimento turístico local.


Para a superintendente de infraestrutura e logística para o turismo da Setur, Sandra Villanova, os PDTIS são uma ferramenta importante para o desenvolvimento turístico do estado. "Os Planos são fundamentais para estabelecermos diretrizes e estratégias que promovam o turismo de forma responsável e sustentável. Com a participação ativa da sociedade, buscamos criar um ambiente propício para o crescimento econômico e a valorização das potencialidades turísticas de cada região criadas pela própria comunidade local", ressaltou. 


O PDTIS é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Alagoas que busca conciliar o crescimento do turismo com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico das comunidades locais. Na semana passada, as cidades de Pilar e Delmiro Gouveia também foram sede das oficinas, com resultados positivos e impactos significativos no turismo dessas regiões.


Nesta etapa do Plano, são feitos diagnósticos da atual situação do turismo nessas regiões para trazer, entre diversos pontos, os gargalos, as potencialidades, segmentos a serem explorados, a percepção do turista e o que poderá ser feito para os próximos anos para a melhoria da atividade nessas localidades. A continuidade deste planejamento visa expandir esse estudo para entender melhor as realidades e o potencial de cada região turística para que políticas públicas sejam desenvolvidas de forma mais assertiva.


Durante as oficinas de trabalho, que são conduzidas pela empresa LOG Estratégia, os representantes da Secretaria de Turismo, membros da comunidade e do trade turístico da Barra de Santo Antônio discutiram e levantaram informações sobre as potencialidades turísticas locais, apontaram.


Instância de Governança

Além da programação do PDTIS, a Setur participou também nesta segunda da inauguração da sede administrativa da Instância de Governança Caminho das Águas, na Barra de São Miguel. Esta é a primeira região turística que possui sede própria e foi também umas das primeiras Instâncias de Governança a ter o termo de fomento assinado pela Secretaria de Turismo (Setur). Com esta inauguração, a Instância de Governança passa a contar com um centro administrativo, para realizar reuniões com o trade turístico e para ações de promoção e capacitação do turismo local.