21/03/2023 10:31 | Turismo

INVESTIMENTOS

Setur avança na sinalização turística na Rota Ecológica de Alagoas

Ao todo, Governo investe R$ 6 milhões em recursos próprios para ação que visa a estruturação dos destinos turísticos do estado

Além das três cidades que compõem a Rota Ecológica, as rodovias que ligam os principais municípios turísticos também são beneficiadas pelo projeto

Thiago Sampaio

Thiago Tarelli

Com o intuito de promover melhorias de infraestrutura para o turismo, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promove a primeira etapa de sinalização turística do estado, que avança na região da Rota Ecológica, no litoral Norte do estado, beneficiando as cidades de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

Em um investimento de R$ 6 milhões, provenientes de recursos próprios do Governo de Alagoas, a Setur implanta novas placas de sinalização turística do tipo pórticos, semipórticos e braços projetados. Em toda a Rota Ecológica, mais de 50% dos equipamentos já foram instalados, além disso, a secretaria também promove a revitalização das placas já existentes.

Além das três cidades que compõem a Rota Ecológica, as rodovias que ligam os principais municípios turísticos também serão beneficiadas pelo projeto. Até o momento, Paripueira e Barra de Santo Antônio já receberam essa nova sinalização na rodovia AL 101-Norte. Ao todo 768 placas serão instaladas em treze municípios, apenas nessa primeira etapa.

Na gestão da Setur, a secretária Bárbara Braga explica que a implantação na nova sinalização segue padrão internacional do  Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  e fomenta não só o turismo nacional e internacional, mas em especial o regional, já que boa parte dos turistas de estados vizinhos chega a Alagoas por via rodoviária.

“Essa era uma demanda antiga da população e do trade turístico que estamos tirando do papel. Com a sinalização de padrão internacional, nós promovemos a estruturação dos nossos destinos turísticos, impulsionando o turismo nacional e internacional, mas também o regional, que privilegia o transporte rodoviário. Esse é mais um grande investimento da gestão do governador Paulo Dantas, que garante com que o turista esteja cada vez mais satisfeito com a experiência no estado, fomentando ainda mais o setor que é um dos principais geradores de emprego, renda e novas oportunidades no estado”, ressalta a gestora.

Treze municípios serão contemplados nessa primeira etapa do projeto. União dos Palmeiras, na região dos Quilombos, já recebeu toda a sinalização. As próximas cidades beneficiadas serão Maragogi e Japaratinga, no litoral Norte; Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Coruripe e Penedo, ao Sul do Estado; além de Piranhas e Delmiro Gouveia, no Sertão; e Murici, na Zona da Mata.

Estrutura Alagoas

Esta ação de implantação de nova sinalização turística faz parte do programa do executivo estadual Estrutura Alagoas e é realizada em parceria com da Corporação Andina de Fomento (CAF), que engloba também obras de esgotamento sanitário e expansão e melhoria da malha rodoviária de Alagoas.