09/07/2023 12:09 | Inclusão Social

Seteq apresenta balanço semestral de suas ações em reunião com o governador Paulo Dantas

Secretário Arthur Albuquerque falou do avanço conquistado na secretaria com o projeto-piloto Emprega Mais Alagoas

Pei Fon

Natalício Vieira / Ascom Seteq

Em reunião com o governador Paulo Dantas e demais secretários de Estado, no último sábado (8), em Maceió, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Arthur Albuquerque, apresentou o balanço das ações desenvolvidas pela pasta durante os primeiros seis meses do governo e o planejamento para o segundo semestre do ano. O encontro aconteceu no prédio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), no Centro de Maceió, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Arthur Albuquerque apresentou os dados da Seteq no bloco de economia e planejamento – um dos cinco blocos em que foi dividida a reunião. Entre as ações desenvolvidas pela pasta, destaca-se a entrega de 835 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para os novos catadores de materiais recicláveis e também filiados às cooperativas e associações, por meio do programa Cata Mais, uma parceria entre os governos federal e de Alagoas.

Além disso, a Seteq já realizou o cadastro com os grupos de catadores individuais, a atualização das cooperativas e associações. Durante os seis primeiros meses de gestão foi apresentado o programa para capacitação das marisqueiras, e o termo de fomento à cooperativa dessas profissionais. Outra ação importante citada pelo secretário é o programa Amigo Trabalhador, que ainda este ano vai lançar o edital para cadastramento do bolsa auxílio financeiro aos trabalhadores rurais da cana-de-açúcar, que vão receber esse incentivo do Estado durante o período da entressafra.

De acordo com Arthur Albuquerque, um outro avanço conquistado nos seis meses de gestão é o projeto-piloto Emprega Mais Alagoas, voltado ao fomento do empreendedorismo no estado, que já beneficia cerca de 900 pessoas em apenas dois municípios. “Ele ainda está em fase de teste, mas devemos nos próximos meses expandir para as outras cidades alagoanas, pois estamos vendo que o projeto está dando certo. Ele capacita e qualifica o cidadão, que tem a oportunidade de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho”, ressaltou.

O projeto foi lançado em abril deste ano, no município de Joaquim Gomes, e beneficiou 560 pessoas, levando cursos de capacitação e qualificação profissional. Entre os cursos ofertados estão as oficinas de agricultura sustentável, corte e costura, pizzaiolo, salgados fritos e assados e doces Finos. Ao final dos cursos os alunos são cadastrados no Sistema Nacional de Empregos.

Com relação ao emprego, a Secretaria do Trabalho destacou a oferta semanal das vagas de emprego disponibilizadas no Sine Alagoas, e também dos serviços ofertados nas unidades do Sine espalhadas por todo o estado. Ao todo foram 23.470 atendimentos nas unidades.

Foi mostrado ao governador a nova plotagem do “Busão do Sine”, feita em parceria com o programa Vida Nova nas Grotas. O Sine Móvel leva diversos serviços da Seteq até à população, entre eles a emissão da Carteira de Trabalho Digital, cadastro de currículos no Sistema Nacional de Empregos e oficinas para elaboração do documento. Só no último semestre foram 8 municípios visitados e mais de 1.300 alagoanos atendidos.

Outras ações da Seteq apresentadas por Arthur Albuquerque foram as reuniões feitas entre secretarias de Trabalho de estados brasileiros para troca de experiências, a exemplo de Pernambuco e o Rio Grande do Sul; reuniões com a Federação do Comércio (Fecomércio), e das Indústrias (Fiea), de Alagoas, bem como com o setor turístico, através da Secretaria de Turismo (Setur), para mapeamento das demandas de qualificação profissional, e parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para a oferta de cursos de qualificação online e a modernização do Sine.