04/09/2023 15:25 | Meio AmbienteEducação

Setembro Verde: IMA realiza ações com alunos das redes pública e privada

Projetos Nossa Praia e EducAPA ensinam sustentabilidade aos estudantes com aulas práticas


O projeto Nossa Praia foi responsável pelo mutirão de limpeza que ocorreu na praia do Francês.


Laura Nascimento (sob supervisão) / Ascom

As ações do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) pelo Setembro Verde estão só começando, e já contam com a realização de várias atividades. Durante o último sábado (2), foram realizadas ações do projeto Nossa Praia e oficinas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita através do EducAPA, ambas atividades no município de Marechal Deodoro.


O projeto Nossa Praia foi responsável pelo mutirão de limpeza que ocorreu na praia do Francês. O projeto está na ativa desde 2015 e conta com a colaboração de membros da sociedade civil. Além dos mutirões de limpeza, há ainda a distribuição de materiais ecologicamente corretos, como sacolas biodegradáveis e canudos de fibra de coco.




Os técnicos do IMA e os alunos do colégio Marista coletaram 60 kg de resíduos, que foram recolhidos por agentes de limpeza de Marechal Deodoro. A separação do material foi impossibilitada devido à presença excessiva de microplásticos. “Às vezes, a olho nu, dá impressão de que a praia está limpa, mas na verdade ela estava muito suja”, contou Keiliane Sara, bióloga e assessora técnica da Educação Ambiental do IMA.


Os alunos, que já desenvolvem ações sustentáveis ao longo do ano letivo, tiveram uma participação ativa na ação. Os mascotes Doroty e Astro estiveram presentes. Representando a fauna, eles são um lembrete sobre o motivo da luta pelo meio ambiente.  




Já o Projeto EducAPA, que aconteceu na escola estadual José Correia da Silva Titara, tem o objetivo de realizar o mapeamento da APA de Santa Rita através de oficinas de cartografia social. A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com o IMA, e busca conscientizar sobre a existência e a importância da Unidade de Conservação (UC) no cotidiano dos alunos. As oficinas de cartografia social abrangem aspectos ambientais, econômicos e sociais.


Edja Araújo, chefe da APA de Santa Rita, ressalta que é importante levar esse tipo de conhecimento às escolas. “Ao abordar diversos temas, este levantamento visa contribuir com a ampliação do entendimento da sociedade sobre as questões socioambientais atinentes às Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do estado de Alagoas e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos atores sociais que ocupam essas áreas em seus mecanismos de gestão e planejamento participativo”, disse.




A escola estadual José Correia da Silva Titara, localizada em Marechal Deodoro, é a unidade modelo da iniciativa, escolhida pela proximidade com a APA de Santa Rita. Os resultados obtidos são positivos, já que foi notado um aumento no número de alunos inscritos ao decorrer de cada oficina que ocorre no local. O objetivo do projeto é expandir a ação para outras APAs a partir disso.