01/09/2023 12:49 | Meio Ambiente

Setembro Verde: IMA lança programa que promove arborização e preservação ambiental

Órgão dedica todo o mês à realização de eventos com interações do público


O projeto compõe o Alagoas Mais Verde, que promove desde 2015 a arborização de municípios alagoanos, e recupera áreas desmatadas com o plantio de mudas de árvores nativas

Ascom IMA


Laura Nascimento / Ascom IMA

Com o objetivo de conscientizar a população para as questões ambientais, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) lança o Setembro Verde, sob o tema Plantar, Preservar e Conscientizar, um conjunto de ações que envolve todos os setores do órgão. O programa iniciou oficialmente nesta quinta-feira, 31, com o lançamento do Calçada Verde, que nessa primeira etapa vai intensificar o plantio de árvores nos bairros de Maceió.


O projeto compõe o Alagoas Mais Verde, que promove desde 2015 a arborização de municípios alagoanos, e recupera áreas desmatadas com o plantio de mudas de árvores nativas.


As ações vão até o fim de setembro e incluem o lançamento da segunda edição do Botânico Mirim, projeto do IMA que tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pelas questões ambientais e de nossa flora. A ação tem a parceria da Polícia Militar (PM), por meio do Programa Ronda no Bairro.


Outra ação que está na programação do Setembro Verde é o projeto Gavião, que une especialidades de quatro setores do IMA, para a aplicação de suas respectivas especialidades em uma área de proteção ambiental. O objetivo é focar em unidades de conservação, onde chefes de Área de Proteção Ambiental (APA) estejam atuando previamente e analisando quais situações necessitam da atuação de cada setor.


Confira a programação do Setembro Verde na íntegra:

31/08 - Programa Alagoas Mais Verde: Lançamento do Projeto Calçada Verde 

01/09 - Projeto Área de Proteção Ambiental (APA) da Ufal - Escola Titara, APA de Santa Catarina

01/09 - Herbário de Portas Abertas 

02/09 - Projeto Nossa Praia: Mutirão de limpeza na Praia do Francês em Marechal Deodoro

04/09 - Projeto Gavião - Reconhecimento da área do Povoado Boca da Mata e definição de calendário de ações multisetoriais 

05/09 - Trilha no açude do Catolé - Turma de universidade

05/09 - Herbário de Portas Abertas 

06/09 - Herbário de Portas Abertas 

13/09 - Projeto Salsa Viva: Fechamento de área, plantio de salsa e instalação de placas na Praia da Sereia (APA do Pratagy) 

23/09 - Lançamento do Projeto Água Limpa

26/09 à 28/09 - Fixação de placas

- Morro do Craunã

- RPPNs SOS Caatinga, Morro da Torre e São José 

- RPPN Mata da Onça 

27/09 - Lançamento do Botânico Mirim 

28/09 - Herbário de Portas Abertas

Programa Alagoas Mais Verde: Inauguração do viveiro de produção de mudas da base da marituba do peixe (Penedo)