15/08/2023 19:27 | Direitos HumanosDesenvolvimento Humano

Sessão de cinema marca abertura da Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua

Programação especial desta semana é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e parceiros

O filme em exibição foi a animação Fuga das Galinhas

Ascom Semudh

Daniel de Oliveira / Ascom Semudh

Ir ao cinema, pegar um balde de pipoca e desfrutar a exibição de um filme pode até parecer um passatempo comum para boa parte da população, porém, muitos sequer têm acesso a este tipo de cultura. Na segunda-feira (14), a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) preparou uma noite diferente para moradores em situação de rua e levou quase 100 pessoas para uma sessão no Cine Arte Pajuçara.

A ação marcou a abertura da Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua, que acontece de 14 a 19 agosto.  Além disso, o momento promoveu a democratização do acesso à cultura e ao lazer, que são importantes para uma melhor qualidade de vida e são direitos garantidos pela Constituição a todos os cidadãos.

“Atividades como essa, por mais simples que pareçam, trazem humanidade e cidadania para as pessoas em situação de rua. Além de debater políticas públicas para esta população, também estamos tendo o cuidado de proporcionar momentos de lazer nesta semana especial”, disse a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

O filme escolhido para a exibição foi “Fuga das Galinhas”, uma vez que, além de ser adequado para todos os públicos, passa uma mensagem sobre o poder da organização para superar os obstáculos. A animação aborda a importância da união, que é um dos pilares do movimento da população em situação de rua.

O superintendente de Políticas para os Direitos Humanos, Mirabel Alves, celebrou o sucesso da ação e destacou a necessidade da realização da Semana Estadual da População em Situação de Rua para debater medidas que visam a melhoria da qualidade de vida desse recorte social.

“Foi um momento muito bom, um momento de reflexão. Essa semana, para nós, é muito importante, onde vamos discutir as políticas da população em situação de rua e vamos fazer muitas atividades. Esperamos que nesse momento possamos direcionar, pensar e construir políticas de inclusão para esta população”, disse Mirabel.

Cidadania e inclusão social

Já o assessor técnico de Políticas para a População em Situação de Rua da Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos, Rafael Machado, salientou que momentos como esse são fundamentais para a promoção da cidadania, inclusão social e dignidade humana.

“É um momento muito rico, principalmente em ver eles saindo alegres. Muitos deles nunca vieram ao cinema. Trabalhar a inclusão social é isso: colocar a população em situação de rua para esses locais privados e públicos, dando acesso e garantindo os direitos. Para nós isso é uma grande conquista, onde trazemos cidadania a uma população que é excluída e marginalizada pela nossa sociedade”, explicou Rafael.

Luiz Edvaldo, coordenador municipal do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR), externou a alegria em participar do evento e ressaltou o apoio dado pelo Governo de Alagoas. “Foi um dia muito importante, de muito orgulho para nós. Ter o Governo ao nosso lado é algo que me alegra”.

Realização

A Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua foi instituída oficialmente neste ano pelo governador Paulo Dantas, por meio da Lei nº 8.855, de 30 de maio de 2023. A semana deve contemplar o dia 19 de agosto, data que marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

O evento é uma realização da Semudh em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau); do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj); da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Cultura e Economia Criativa (Secult); do Turismo (Setur); do Gabinete Civil e da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Cria).

Os apoiadores são: Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), a Prefeitura Municipal de Arapiraca, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmeira dos Índios e o projeto Banho Solidário de Maceió.

Programação

A Semana conta com atividades de discussão e construção de políticas públicas voltadas a este recorte social, além de momentos de lazer e cultura. Serão realizadas ações na capital, em Arapiraca e em Palmeira dos Índios.

Confira:

Quarta-feira (16)

Conferência Livre - Palmeira dos Índios: Construção do Plano Estadual e Municipal para a População em Situação de Rua;

Quinta-feira (17)

Conferência Livre - Arapiraca: Construção do Plano Estadual e Municipal para a População em Situação de Rua;

Sexta-feira (18)

Sessão Pública - Assembleia Legislativa: Políticas Públicas para a População em Situação de Rua e Moradia Popular.

Sábado (19)

Dia de Luta e Ação para a População em Situação de Rua