17/07/2023 18:13 | Saúde

Sesau vai promover webinar sobre Plano de Eliminação das Hepatites Virais

Curso é voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Primária e para os coordenadores da Vigilância Epidemiológica


Teste rápido de hepatite ocorre nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos 102 municípios

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Em alusão ao Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove, na próxima quarta-feira (19), a partir das 15h, um webinar com foco no plano de eliminação doença, lançado pelo Ministério da Saúde (MS). O curso, que pode ser assistido pelo link [https://meet.google.com/tty-nfwy-fov], é voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Primária e para os coordenadores da Vigilância Epidemiológica dos 102 municípios alagoanos.

 

O evento contará com palestras do gastroenterologista Eric Bassetti e da hepatologista Leila Tojal. Segundo informações do Programa Estadual de Controle de Hepatites Virais, em 2022 foram diagnosticados 209 casos da doença em Alagoas, sendo 135 do tipo B, 70 do tipo C e quatro da variação A.



 

Segundo a enfermeira Jeyce Messias, coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, o plano de eliminação da doença tem como meta a sua eliminação até o ano de 2030. “Para isso, será ampliado o número de testagem rápida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de intensificar e ampliar o acesso ao tratamento”, explicou.

 

Diagnóstico

 

Jeyce Messias destacou a importância do diagnóstico precoce para o êxito do tratamento e qualidade de vida dos pacientes. “Com o diagnóstico em tempo hábil, o tratamento é mais resolutivo, curando ou controlando essa infecção”, ressaltou.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a atuação em harmonia entre as três esferas da administração pública é essencial para o êxito do plano de eliminação das hepatites virais.

 

“A gestão estadual está empenhada em realizar sua parte junto aos municípios para assegurar a eliminação da doença, além de contarmos com o apoio irrestrito do governo federal para assegurar que todas as etapas do plano sejam executadas. Para isso, a colaboração de todos os 102 gestores municipais de saúde é fundamental”, conclamou o gestor da saúde estadual.