22/02/2024 17:07 | Saúde

Sesau vai orientar gestores municipais sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica de 2024

Encontro é voltado para os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias, Núcleos de Endemias e Programa Nacional de Imunização (PNI) dos 102 municípios alagoanos

Meta é imunizar 500 mil animais, entre cães e gatos

Marco Antônio / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove uma reunião online nesta sexta-feira (23), a partir de 11h, para o planejamento da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2024. O encontro, que é voltado para os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias, dos Núcleos de Endemias e do Programa Nacional de Imunização (PNI) dos 102 municípios alagoanos, poderá ser acompanhado por meio do link https://meet.google.com/awt-ixxs-czn, onde cada técnico convocado será devidamente identificado para ter acesso.

Conforme a proposta apresentada para a campanha, serão distribuídas 500 mil doses de vacinas às Secretarias Municipais de Saúde, além de insumos, como seringas. A meta é imunizar 500 mil animais, conforme o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses, Clarício Bugarin.

“Pretendemos realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 em Alagoas de 18 de março a 22 de abril, com o objetivo de imunizar cães e gatos. As estratégias de vacinação serão definidas por cada município durante o encontro desta sexta-feira. Por isso, a necessidade que todos os técnicos municipais convocados participem, principalmente para entendermos a realidade de cada região, uma vez que muitas cidades têm locais de difícil acesso”, explicou o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses.

A Raiva

Caracterizada como uma doença infecciosa, causada por um vírus que afeta os mamíferos, a raiva é considerada extremamente grave nos seres humanos, com índice de mortalidade próximo de 100%. A vacina é a principal forma de prevenção da doença e, em Alagoas, no período de 1980 a 2024, foram registrados 100 casos de raiva humana, sendo o último caso diagnosticado em 2006.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a Sesau está empenhada em realizar uma campanha exitosa. Entretanto, é necessário que os gestores e técnicos municipais participem ativamente dos preparativos, que têm início nesta sexta.

“O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, está fazendo a sua parte e seguirá empreendendo todos os esforços para assegurar a imunização dos cães e gatos, garantindo a saúde deles e, por consequência, da população em geral. O Brasil estabeleceu uma meta de 5 anos para a eliminação da raiva em território brasileiro, e Alagoas segue comprometida em realizar sua parte neste objetivo”, reforçou o secretário.