06/03/2023 17:53 | Saúde

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Sesau vai capacitar médicos alagoanos sobre manejo de tuberculose

Evento acontece na quarta (8), no Sinmed/AL, no bairro Trapiche, em Maceió


Tosse persistente por mais de duas semanas é um dos sintomas da tuberculose

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) promove, nesta quarta-feira (8), a partir das 8h, uma Capacitação sobre Manejo Adulto e infantil da Tuberculose, doença infecciosa, transmissível pelo ar, que compromete principalmente os pulmões e cuja transmissão ocorre pelo Bacilo de Koch. O evento é voltado para profissionais de Medicina que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e acontece na sede do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), situado no bairro Trapiche, em Maceió.


Durante o curso, os participantes assistirão a apresentações de profissionais renomados da área em Alagoas, como as pneumologistas Fátima Alécio e Ana Claudia Bastos, que também é pediatra. A capacitação vai contar, ainda, com a palestra da médica Telma Amorim, responsável técnica pelo Setor de Microbiologia da Tuberculose em Alagoas e com a aula do médico Melck Belo, referência técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.


A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, enfermeira Alda Rodrigues, explicou que a tuberculose pode ser transmitida de pessoa para pessoa, pelos atos de tossir, espirrar ou mesmo falar. “O diagnóstico precoce é importante para o tratamento e prevenção, pois corta o círculo de contágio da doença”, ressaltou.


Alda Rodrigues lembrou que o tratamento da tuberculose é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. “É imprescindível que o paciente faça o tratamento completo para assegurar a cura. Em casos de abandono do tratamento, o indivíduo pode desenvolver uma variação da doença, que é mais resistente aos medicamentos e com riscos maiores”, alertou.


Diagnóstico

Ainda segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, o diagnóstico da doença ocorre por vários métodos. “Além de uma radiografia de tórax, que representa um importante método para investigação, há também o exame de baciloscopia direta, prescrito pelo médico. Por esta razão, a importância desta capacitação para os profissionais da Medicina que atuam nas UBSs, que são a porta de entrada do SUS”, salientou.


Com relação aos sintomas, a técnica ressalta que além de tosse persistente por mais de duas semanas, a tuberculose também pode apresentar produção de catarro, febre, sudorese e cansaço. Ainda são sintomas característicos, cansaço, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento e escarro com sangue nos casos mais graves. “Por esta razão, recomendamos que os pais fiquem atentos e vacinem seus filhos com a BCG, destinada à prevenção da doença”, enfatizou Alda Rodrigues.