02/03/2023 18:39 | Saúde

SAÚDE EM DEBATE

Sesau reúne gestores municipais para debater políticas públicas que qualifiquem acesso à saúde

Encontro ocorreu no Senac de Arapiraca, com 21 secretários municipais de saúde

Reunião da CIR ocorreu nesta quinta-feira (2), no Senac de Arapiraca

Tony Medeiros

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reuniram, nesta quinta-feira (2), os secretários municipais de saúde de 21 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Durante o encontro, que ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Arapiraca, e marcou a primeira reunião de 2023 da Comissão Intergestores Regional (CIR), foram discutidos temas que visam ampliar o acesso das políticas públicas de saúde.

O encontro teve como foco a implementação de ações de saúde que tenham como diretriz principal o tratamento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como, a transparência das ações. Essa foi a linha de ação ressaltada pelo secretário executivo de ações de saúde,Guilherme Lopes, que representou o titular da Sesau, médico Gustavo Pontes de Miranda.

"É o modelo de gestão do governador Paulo Dantas e do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Diálogo sempre aberto com os municípios para que juntos possamos analisar as demandas existentes e encontrar as soluções. A reunião com os gestores municipais foi muito produtiva e contou com pautas importantes para o desenvolvimento da saúde em Alagoas. Inclusive, com a preocupação de estar presente na vida das pessoas que precisam do SUS, com foco no trabalho com humanização", afirmou Guilherme Lopes.

A reunião também contou com a presença de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e de gestores do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, e do Hospital Geral do Estado (HGE), situado em Maceió. As duas unidades são referência na prestação de atendimento de urgência e emergência para a população alagoana, principalmente no caso de pacientes politraumatizados e que tenham sofrido Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para Catarina Quixabeira, técnica da Gerência de Gestão e Participação Social da Sesau, as reuniões da CIR contribuem para avançar as melhorias no setor da saúde. "Foram apresentados temas importantes como a Rede de Urgência e Emergência, a situação de oferta de cateterismos, os serviços prestados pelo HGE e a situação da oncologia em Alagoas. Também repassamos informes sobre Projeto de Pesquisa sobre a Saúde da População Albina, a respeito da Pesquisa sobre Matriciamento em Saúde Mental e sobre a Campanha de Vacinação Bivalente contra a Covid-19, onde os gestores municipais devem se empenhar para executar a ação e alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde", destacou.

A secretária de Saúde de Arapiraca, médica Luciana Fonsêca, responsável pela recepção de todos os demais gestores de saúde na reunião, salientou a importância do encontro da CIR para fortalecer a saúde pública nos municípios. "Esse é o momento em que podemos trocar ideias e experiências, além de apresentarmos, como gestores municipais, quais demandas fazem parte da realidade do dia a dia.É uma oportunidade importante para podermos, juntos com o Estado, encontrar soluções para temas que impactam diretamente na saúde pública e, consequentemente, na vida daqueles que dependem, exclusivamente, do SUS", pontuou a gestora de saúde de Arapiraca.