24/02/2023 19:21 | Saúde

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Sesau retoma diálogo com representantes dos servidores do Estado

Mesa de Negociação do SUS visa discutir melhorias aos profissionais de saúde em Alagoas


Secretário Gustavo Pontes de Miranda ressaltou que Mesa de Negociação do SUS é prioridade em sua gestão

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, retomou, nesta sexta-feira (24), os debates com a Mesa de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, que teve o intuito de discutir melhorias aos profissionais de saúde, aconteceu na Sala de Situação, na sede da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), no bairro Jaraguá, em Maceió.


Criada em maio de 2022, a Mesa de Negociação tem o objetivo de manter o diálogo com as categorias que representam os profissionais de saúde e qualificar, cada vez mais, os serviços ofertados pelo SUS. Na proposta de reabertura, ficou definido o calendário mensal para reuniões com as categorias e foram abordados temas como a criação de uma política permanente de valorização dos servidores, como iniciativas que gerem melhorias nas condições de trabalho, bem como, um programa de saúde mental.


Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde destacou a importância da retomada da Mesa de Negociação do SUS para avaliar as necessidades dos trabalhadores da Rede Pública de Saúde. “Sabemos como é importante avaliar nossos processos de gestão e, principalmente, estarmos abertos ao diálogo, compreendendo que um debate permanente nos ajuda na consolidação e manutenção dos serviços públicos de saúde ofertados em Alagoas. E, com isso, obviamente, quem também ganha é a população”, salientou o gestor da saúde estadual.


Segundo o superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau, Robson Silva, a Mesa de Negociação é um espaço de ajustes, que unifica as demandas dos trabalhadores, gestores e pacientes. “Ficamos muito felizes com a retomada das reuniões, pois é nestes momentos que abordamos, junto aos representantes trabalhistas, as demandas tanto para atendimento ao paciente quanto para condições de trabalho para os profissionais. Sem dúvidas a volta dos encontros é fundamental para o desenvolvimento da gestão da saúde pública em Alagoas, seguindo a determinação do governador Paulo Dantas”, pontuou.


A presidente da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL), Rilda Alves, destacou o comprometimento da gestão estadual de saúde em promover as reuniões e ouvir as reivindicações da classe trabalhista. “Saímos da reunião com a sensação de que iremos conseguir avançar em nossas demandas, por meio da Mesa de Negociação do SUS. Estávamos ansiosos para essa retomada, visando trazer, mais uma vez, as pautas dos trabalhadores da saúde e, hoje, vemos que o secretário Gustavo Pontes de Miranda se comprometeu que a mesa irá continuar com as entidades sindicais, ajudando a fortalecer essa pauta. As reuniões são fundamentais para que a gente consiga avançar nas pautas da saúde do Estado”, disse.


Também participaram da reunião a presidente do Sindicato dos Enfermeiros em Alagoas (Sineal), Cinthia Carvalho; o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Alagoas (SOEAL), Alair Cabral; o Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge; a presidente do Sindicato de Assistentes Sociais do Estado de Alagoas (Saseal), Maria Andrade. Ainda estiveram presentes ao encontro, a presidente do Sindicato dos Radiologistas (Sintraeal), Ana Costa; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV-AL), Leopoldina Graça, e o deputado estadual, Ronaldo Medeiros.