18/05/2023 11:52 | Saúde

Sesau reforça importância da doação de leite materno para auxiliar no tratamento de recém-nascidos internados em UCI e UTI maternas

Aleitamento está relacionado a inúmeros benefícios aos bebês até os seis meses de vida, protegendo-os contra várias doenças que podem levar à morte

Após ser doado, examinado e pasteurizado, leite materno é refrigerado até ser encaminhado para alimentar os bebês

Olival Santos

Ruana Padilha / Ascom Sesau

"Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno!”. Este é o tema da Campanha de Incentivo à Doação de Leite Materno, que ocorre em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano, comemorado oficialmente na sexta-feira (19). Nesta data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sensibiliza as mulheres que estejam amamentando para se tornarem doadoras de leite humano e, desse modo, possam salvar a vida de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) das maternidades.

O aleitamento está relacionado a inúmeros benefícios, uma vez que o leite materno tem todos os nutrientes de que os bebês precisam até os seis meses de vida, protegendo-os contra várias doenças. Em Alagoas, os Bancos de Leite Humano estão localizados nas cidades de Maceió, na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM); e no Hospital Universitário (HU). Já no interior, os serviços funcionam em Palmeira dos Índios, na Maternidade Santa Olímpia; em Arapiraca, no Hospital Regional; e em São Miguel dos Campos, na Santa Casa.

A coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, pediatra Andréa Pinheiro, ressalta a importância do aleitamento nos primeiros meses de vida. “Precisamos entender que o leite materno não é só alimento. Ele é um composto que vai nutrir e, ao mesmo tempo, proteger o organismo dessa criança. Diante disso, no caso dos bebês prematuros ou com patologias que precisam ficar internados após o nascimento, o leite materno é fundamental e, como muitas mamães não têm condição de amamentar, a doação é fundamental para alimentar estes pequeninos e nutri-los para que se recuperem”, salientou.

Antes de ser destinado a alimentar os bebês internados, leite é analisado e pasteurizado

Andréa Pinheiro ressaltou que em muitos casos são usadas fórmulas adaptadas do leite de vaca, mas existem bebês que rejeitam. Por isso, a importância de realizarmos campanhas para incentivarmos a doação de leite humano, uma vez que os pequenos que estão nas UCIs e UTIs já são mais fragilizados, são de risco e não podemos contribuir para que esse risco seja aumentado, devido ao alimento que ele irá receber. Diante dessa realidade, o leite materno é o ideal”, ressaltou a coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano.

Como Doar

Para doar, as mamães devem estar saudáveis e amamentando, com sobra diária mínima, em média, de 50 ml.  “É necessário que as mulheres estejam em aleitamento materno exclusivo, sem acrescentar fórmulas para seus bebês, pois não podemos tirar o leite da criança para dar a outro. Por isso, é preciso que o leite materno esteja em excesso. Também é importante lembrar que a doação aumenta a chance de produzir ainda mais leite, pois quanto mais a mulher amamentar ou extrair o leite, maior será a produção. Além disso, o constante esvaziamento das mamas evita o ingurgitamento mamário, ou seja, leite empedrado, evitando o desconforto e dor para a mulher”, alertou Andréa Pinheiro.

Para a coleta do leite, as doadoras devem ligar para o telefone (82) 3315-4434 e fazer o cadastro. Serão disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizado. “Ao recebermos o contato das mulheres doadoras, nossa equipe envia o formulário e ela devolve junto aos exames do pré-natal. E a partir daí, quando elas tiverem com o vidrinho cheio, iremos buscar na casa delas. Caso não tenham esses exames ou se eles estiverem muito antigos, as mamães são orientadas a vir à nossa unidade realizar novos exames e fazer a coleta”, pontuou.

Coordenadora da Rede de Bancos de Leite Humano, Andréa Pinheiro, destaca importância da doação para alimentar bebês internados

Andréa Pinheiro explicou que o leite materno, depois de doado, passa por um processo de pasteurização, que avalia a acidez do leite, teor de cálcio e análise de ceratolítico, bem como amostra para o meio de cultura para eliminação de organismo patogênico. “O leite é pasteurizado, passando por um processo de controle de qualidade, que é da Rede de Banco de Leite Humano Nacional. Passando por todas as etapas, depois de dois dias será liberado para os bebês que estão internados nas UCIs e UTIs”, informou.

Rede Estadual de Leite Humano:

Maceió:

Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) - Bancos De Leite Humano, localizado na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço | (82) 3315- 4434

Hospital Universitário (HU) - Banco de Leite Humano, localizado na Avenida Lourival Melo Mota, no bairro Tabuleiro do Martins | (82) 3202-3945

Arapiraca:

Hospital Regional - Banco de Leite Humano Ivete França Lima, localizado na Rua Padre Cícero, no bairro do Centro | (82) 98109-9112

São Miguel dos Campos:

Santa Casa - Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, localizado na praça Dr. José Inácio | (82) 3271-9401

Palmeira dos Índios:

Maternidade Santa Olímpia - Banco de Leite Humano Dra. Kátia Born, localizado na Avenida Deputado Medeiros Neto | (82) 3421-9000