20/05/2023 18:45 | Saúde

Sesau realiza mais de 6.200 atendimentos para os sertanejos durante primeira edição do Programa Governo Trabalhando

Ação ocorreu na sexta (19) e sábado (20), no município de Delmiro Gouveia, e contemplou moradores de oito municípios


A costureira Maria de Lima foi uma das pacientes atendidas durante a ação e passou por consulta com ginecologista e dermatologista_FOTO_Débora Rosset 1


Suely Melo / Ascom Sesau

Durante a primeira edição do Governo Trabalhando, realizada no estacionamento do Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prestou 6.272 atendimentos à população do Alto Sertão. O programa, que beneficiou moradores de oito municípios, prestou assistência a 2.642 pessoas na sexta (19) e 3.639 neste sábado (20).

 

No primeiro dia foram feitas 432 aferições de pressão, 432 avaliações de enfermagem, 79 testes rápidos, 309 testes de glicemia, 69 eletrocardiogramas e 714 testes de laboratório. Também foram realizadas 159 consultas ortopédicas, 65 pediátricas, 73 ginecológicas, 51 com clínico geral, 104 com oftalmologista e 75 com dermatologista, além de 25 avaliações nutricionais e 55 com fisioterapeutas.

 

Já no segundo foram feitas 567 aferições de pressão, 567 avaliações de enfermagem, 100 consultas ortopédicas, 72 pediátricas, 78 com ginecologista, 55 com clínico geral e 57 com dermatologista. A equipe da Sesau ainda realizou 140 testes rápidos, 345 aferições de pressão, 108 eletrocardiogramas, 1.248 testes laboratoriais, 26 avaliações com nutricionista, 26 com fisioterapeuta, 150 com o oftalmologista e 100 testes oftalmológicos de catarata e pterígio.

 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a tenda da saúde foi um sucesso durante o Governo Trabalhando. “Nosso maior propósito foi sanar a demanda reprimida do acesso às especialidades médicas no Alto Sertão. Quando nós viemos aqui na região, sentimos a carência da população quanto a esse acesso. Nos dois dias de evento alcançamos a marca de mais de 6 mil atendimentos médicos”, salientou o gestor da saúde estadual.

 

Beneficiada

 

A costureira Maria de Lima, de 32 anos, foi uma das pacientes atendidas durante a ação. “Eu só tenho a agradecer a todos. A ação foi maravilhosa, pois nos possibilitou o acesso a diversas especialidades em um único dia. Hoje vim fazer uma consulta com a ginecologista e com a dermatologista. Graças a Deus fui muito bem atendida e resolvi tudo que tinha que resolver em um dia só. E o melhor é que não precisou de marcação nenhuma, só cheguei aqui, peguei uma ficha e aguardei minha vez para ser atendida. Muito obrigada a todos que nos proporcionaram esse programa”, disse.

 

A médica clínica geral, Monike Carvalho, que fez parte do evento prestando consultas para a população, destacou que as maiores queixas durante as consultas foram sobre gastrite, infecção viral, síndrome gripal e dor crônica.

 

“O evento é muito importante, por disponibilizar diversos serviços e especialidades médicas. Isso facilita o acesso para todos os pacientes, porque, no Programa Governo Trabalhando, temos uma resolução mais rápida e os usuários não precisam marcar consulta é só chegar, pegar uma ficha e ser atendido. E, chegando na consulta, nós já identificamos o problema do paciente, solicitamos exames ou encaminhamos para outro especialista na patologia específica”, explicou a médica.