31/01/2024 15:16 | Saúde

Sesau realiza II Mostra Estadual de Experiências Exitosas em Hanseníase em Alagoas

Ação ocorreu no auditório da Uncisal e encerrou as atividades da campanha Janeiro Roxo

Evento reuniu profissionais de saúde do Estado e municípios

Olival Santos /Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

Com objetivo de destacar as atividades desenvolvidas pelos profissionais dentro da campanha Janeiro Roxo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (31), a II Mostra Estadual de Experiências Exitosas em Hanseníase em Alagoas. A ação, destinada aos técnicos municipais e estaduais de Saúde dos 102 municípios alagoanos, ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche, em Maceió.

Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, a enfermeira Itanielly Queiroz ressaltou a importância do encontro para troca de experiência no combate à doença. “Hoje estamos encerrando o mês alusivo à hanseníase com a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas no ano de 2023 em cada município”, disse ela.

A enfermeira destacou que este mês foram intensificadas as atividades visando sempre à conscientização sobre a doença. Também foram elaboradas estratégias para que os profissionais consigam realizar uma busca ativa de pacientes para que eles possam fazer o tratamento adequado.

Itanielly explicou que a doença é tratável e que é preciso estar alerta aos sintomas para um diagnóstico precoce. “É um diagnóstico fácil, porém complexo, pois há muitas nuances. Por isso a Sesau sempre está realizando capacitações, com o intuito de deixar os profissionais em alerta e melhorar ainda mais a sensibilidade dos colaboradores para revertermos essa situação dos diagnósticos na Referência, quando deveriam ser identificados na Atenção Básica. Não queremos pacientes diagnosticados e tratados tardiamente e, principalmente, com incapacidade”, disse ela.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o evento possibilitou que os técnicos municipais debatessem pontos fundamentais para prevenção e tratamento da doença. “Esses temas são fundamentais para que possamos evitar novos casos, diagnosticar em tempo oportuno e tratar de forma adequada, evitando sequelas nos pacientes diagnosticados”, explicou.