17/11/2022 18:59 | Saúde

Sesau realiza II Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru

Ação ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), no Dia Mundial da Prematuridade


Posição canguru diminui a mortalidade infantil e promove o neurodesenvolvimento das crianças

Carla Cleto / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

Experiências exitosas de assistência ao recém-nascido prematuro foram o tema do II Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (17), na Galeria de Arte do Centro Universitário Cesmac, no Farol. O evento marcou as comemorações do Dia Mundial da Prematuridade.

 

Na oportunidade, especialistas explicaram o que ocorre durante o período em que o recém-nascido está internado em um leito de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI Neo), onde o foco deve ser a assistência humanizada, por meio da interação com os pais.

 

Com o tema “Garanta o contato pele a pele com os pais, desde o momento do nascimento”, o evento mostrou que um dos pilares do Método Canguru é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando o contato precoce e a presença constante da mãe junto ao recém-nascido. Isso porque, quando a mãe é orientada a realizar a extração manual do leite próximo à incubadora e a oferecê-lo ao filho, o volume de leite diário aumenta e, segundo estudos, o tempo em que a mãe amamenta, a criança também cresce.

 

Durante a mesa-redonda “Experiências do Método Canguru nas Maternidades”, foram apresentadas ações executadas pelas equipes multidisciplinares do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; Santa Casa de São Miguel dos Campos; Hospital Regional de Arapiraca; Hospital Universitário (HU) e da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), ambos em Maceió. Essas unidades estimulam a posição canguru, onde o recém-nascido de baixo peso é mantido em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais.

 

A médica da Supervisão de Saúde da Criança, Sirmane Torres, esclareceu que o contato imediato da mãe com o bebê prematuro, por meio do Método Canguru, pode impactar na saúde do bebê e evitar uma morte. Estudos comprovam que os bebês prematuros que tiveram um contato pele a pele com os pais ou membros da família podem ganhar peso mais rápido, ter menos infecções, assim podendo receber alta mais cedo.

 

“O evento tratou sobre o tema mundial da prematuridade desse ano, que é garantir o contato pele a pele precoce, entre pais e mães. Nós mostramos novas pesquisas que enfatizam que a posição canguru diminui a mortalidade infantil e promove o neurodesenvolvimento das crianças. Estimulamos os tutores a disseminarem o método nas suas instituições e respectivos municípios, visando à promoção de saúde e diminuição da mortalidade infantil. Eles saíram do encontro com um plano de ação factível para realizar nos seus locais de trabalho”, explicou Sirmane Torres.

 

Prematuridade

 

Uma gestação varia entre 37 e 42 semanas. Portanto, o bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez. O parto prematuro é a principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade.