14/11/2023 19:00 | Saúde

Sesau realiza 2.966 atendimentos durante Vida Nova nas Grotas no Conjunto Rosane Collor

Além de consultas especializadas, população teve acesso a exames de diagnóstico e testes rápidos


Além de consultas especializadas, Vida Nova nas Grotas realizou no Conjunto Rosane Collor realizou 510 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e 60 eletrocardiogramas

Tainá Luz / Ascom Vida Nova nas Grotas


Josenildo Törres / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) levou, nesta terça-feira (14), diversas ações e serviços de saúde para o Conjunto Rosane Collor, na parte alta de Maceió. A iniciativa, que resultou em 2.966 atendimentos, ocorreu das 8h às 16h, em mais uma edição do Programa Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo do Estado.


Conforme balanço divulgado no final da ação, foram realizados 510 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e 60 eletrocardiogramas. Quanto às consultas especializadas, foram 155 com clínico-geral, 81 com pediatra, 56 com cardiologista e 71 com ortopedista.


Entre os beneficiados com a ação está Roseli Maria dos Santos, que esteve na Arena da Saúde para realizar o teste rápido de sífilis. Grata pelo Programa Vida Nova nas Grotas ter chegado até o Conjunto Rosane Collor, a dona de 53 anos destacou que também aproveitou a oportunidade para se consultar com um clínico geral.


"Marcar uma consulta no postinho [Unidade Básica de Saúde] aqui perto é rojão. Demora demais que a pessoa até esquece a data que solicitou. Por isso, essa ação do Vida Nova nas Grotas é muito importante, porque a gente chega e já se consulta, além de fazer exame quando o médico vê que é necessário", frisou Roseli Maria dos Santos.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as palavras da moradora do Conjunto Rosane Collor resume realmente a importância do Programa Vida Novas nas Grotas para a população da capital alagoana. "Sabemos dos percalços que os moradores de Maceió enfrentam para agendar uma consulta com especialista ou mesmo com um clínico geral. Desse modo, nosso intuito, com a Arena da Sesau, é preencher esta lacuna e assegurar assistência médica", exaltou o gestor da saúde estadual.