13/10/2023 17:30 | Saúde

Sesau realiza 2.483 atendimentos na Grota das Piabas durante ação do Programa Vida Nova nas Grotas

Além de exames de diagnóstico foram atendimento com clínico geral, ginecologista, cardiologista, pediatra, ortopedista e oftalmologista

Ação do Vida Nova nas Grotas na Grotas Piabas

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Ruana Padilha / Ascom Sesau

Com foco na ampliação do acesso aos serviços de prevenção e diagnóstico de doenças, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) levou, nesta sexta-feira (13), consultas médicas e exames laboratoriais para a Grota das Piabas, no bairro Jacintinho, em Maceió. A ação itinerante, que prestou 2.483 atendimentos, faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas, iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado, voltada para os moradores das grotas da capital alagoana.

A nova edição do programa ofertou aos moradores da região consultas com clínico geral, ginecologista, cardiologista, pediatra, ortopedista e oftalmologista. Durante o dia também foram realizados exames laboratoriais e eletrocardiograma, além de aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e testes rápidos de HIV e Hepatites B e C.

Entre as pessoas beneficiadas está a aposentada Ângela Maria dos Santos, de 61 anos, que buscou atendimento com o clínico geral, após sofrer com dores fortes na cabeça. Ela agradeceu toda atenção recebida durante o atendimento e comemorou a oportunidade de receber serviços de saúde na Grota Piabas.

“Esse projeto é maravilhoso, porque há dias estou com uma dor na cabeça do lado esquerdo e, nesta sexta-feira, já passei por consulta com clínico geral e realizei exame de sangue. Eu agradeço a Deus por esse projeto porque nós que moramos nas Piabas é muito difícil pegar uma ficha [de atendimento médico] e hoje já fui atendida, fiz exames”, festejou.

Já a dona de casa, Maria da Rocha, aproveitou o evento para levar a neta, Miriam Laís Rocha, de 4 anos, para consulta com a pediatra. “Fiquei sabendo dessa ação e aproveitei para trazer minha neta para pediatra. A consulta foi muito boa e agora minha neta foi encaminhada para consulta com o cardiologista e otorrino para realizar um melhor acompanhamento”, falou.

A moradora da Grota das Piabas, Rosângela Costa, de 52 anos, se consultou com ortopedista. “Estava com muitas dores nos braços e pescoço após uma cirurgia que realizei daí já estava há algum tempo buscando atendimento com o ortopedista, mas ainda não tinha conseguido. Hoje, assim que cheguei, já fui atendida e adorei muito o atendimento, pois todos foram muito atenciosos”, destacou.

Acelerar o Atendimento

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a ação busca acelerar o processo de atendimento à população mais vulnerável. “Essa iniciativa é muito importante para população que vive nas grotas do nosso Estado. Com o programa Vida Nova nas Grotas garantimos o atendimento aos pacientes que, muitas vezes, não têm acesso aos serviços de saúde. Para nós, saúde é prioridade e estaremos sempre ampliando o acesso a toda população”, destacou o gestor da saúde estadual.