05/10/2023 18:05 | Saúde

Sesau prossegue com capacitação sobre acolhimento a pessoas em situação de rua

Ação é voltada aos profissionais das unidades de saúde e visa assegurar uma assistência ainda mais humanizada a esse público


Elma Liliane de Araújo, técnica da Assessoria de Políticas Transversais da Sesau, diz que as capacitações visam qualificar a assistência

Olival Santos / Ascom Sesau


Bia Alexandrino / Ascom Sesau

Com foco no cuidado e acolhimento de pessoas em situação de rua, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dá continuidade às capacitações dos profissionais de saúde para o atendimento deste público. As ações, que têm como objetivo assegurar assistência ainda mais humanizada aos usuários, começaram no mês de julho e prosseguem até o fim deste mês.

 

A capacitação é voltada para toda equipe multiprofissional dos hospitais, Clínicas da Família, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas.

 

A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, afirma que o treinamento é indispensável para que os profissionais de saúde estejam sensíveis para observar as especificidades da população em situação de rua durante os atendimentos nas unidades de saúde.

 

Nos dias 9 e 10 deste mês, Elma Liliane Araújo levará a capacitação para profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Universitária; nos dias 16 e 17 será a vez da UPA Chã da Jaqueira; nos dias 18 e 19, o treinamento ocorrerá na UPA de Marechal Deodoro; a Clínica da Família do Jacintinho será contemplada nos dias 20 e 21; e nos dias 23 e 27 deste mês serão contemplados os profissionais da Clínica da Família do Benedito Bentes.

 

“A nossa política fala do cuidado, da humanização para essa população e dos direitos que eles possuem. Além de orientar os profissionais por meio da sensibilização, pois é nossa responsabilidade aprender a lidar com esta realidade e garantir atendimento de forma igualitária para os pacientes em situação de rua”, explicou Elma Liliane de Araújo.

 

Para o coordenador de recursos humanos da UPA Jaraguá, Rodrigo Gaia, a capacitação é fundamental para assegurar um olhar diferenciado e, ainda mais acolhedor, para os usuários em situação de rua que procuram assistência na unidade. Ele assegurou que os servidores da UPA Jaraguá já desenvolvem a humanização durante os atendimentos, mas que a capacitação reforça a qualidade da assistência prestada pelos servidores.



 

“A capacitação vem somar com os esforços que já realizamos na unidade, uma vez que esse olhar humanizado para essa população é imprescindível. O atendimento humanizado é fundamental para todos os usuários da unidade, mas, ainda mais primordial para as pessoas em situação de rua que, muitas vezes, não têm carinho e atenção. Desse modo, nós, como assistência, temos o dever e a obrigação de possuir um olhar voltado para essas pessoas, e a capacitação vem para fortalecer esse cuidado”, reforçou Rodrigo Gaia.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salientou que é necessário o Estado possuir um olhar especial para a população de rua. “Estamos garantindo a qualificação e conscientização de nossas equipes multiprofissionais para atender com humanização e empatia a população em situação de rua, que deve ser tão bem assistida quanto aqueles que possuem residência fixa”, afirmou.