18/09/2023 11:50 | Saúde

Sesau promove XII Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas

Evento que acontece nesta quarta-feira (20) tem o objetivo promover práticas humanizadas nas unidades e serviços do Sistema Único de Saúde


Atendimento humanizado é uma das diretrizes da assistência prestada aos usuários do SUS

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Câmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas, realiza nesta quarta-feira (20), o XII Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas. A iniciativa, que é direcionada aos gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), professores e alunos da área de saúde dos 102 municípios alagoanos, vai ocorrer no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), antiga Unit, das 8h às 14h. 


Com entrada gratuita, o seminário faz parte do calendário anual da instituição e tem como objetivo fomentar e dar visibilidade a Política Nacional de Humanização no Estado, promovendo práticas humanizadas, inclusas e de valorização do profissional de saúde. Para participar, os interessados devem se inscrever clicando aqui.


O evento será iniciado com recepção e credenciamento dos participantes. Em seguida, os presentes assistirão à palestra “Como produzir saúde para quem trabalha na Saúde?”, ministrado pela professora Maria Elizabeth Barros e mediada pelo professor Sérgio Seiji Aragaki, ambos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

A Política Nacional de Humanização foi instituída em 2003 e busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde. Ela também visa estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para, dessa maneira, qualificar os serviços de saúde do SUS humanizando as relações entre profissionais e usuários.


O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a implementação da Política de Humanização do SUS tem sido uma prioridade do Governo de Alagoas. “Assegurar uma assistência cada vez mais resolutiva e ampliar o bem estar da população é um compromisso da nossa gestão. Por isso, a realização do Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas é tão importante para a sensibilização e difusão das políticas de humanização”, enfatizou o gestor.