05/05/2023 13:37 | Saúde

Sesau promove oficinas sobre o cuidado da voz em 15 municípios alagoanos

Iniciativa será iniciada nesta segunda-feira (8), em Arapiraca, e prossegue em outros 14 municípios até o dia 29


Oficinas promovidas pelo Cerest irão focar na prevenção de problemas relacionados à voz

Carla Cleto


Fabiano Di Pace

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove durante o mês de maio, uma série de oficinas visando o cuidado com a voz. A iniciativa faz parte do programa “De Voz” e será voltada para professores da rede estadual de Ensino, visando assegurar que estes profissionais previnam problemas relacionados às cordas vocais, que possam comprometer o desenvolvimento de suas atividades laborais.

  

Isso porque é comum que os professores, que fazem uso da voz em sala de aula para ministrarem os conteúdos de aulas, sofram de disfonia, caracterizada como alteração de algumas das qualidades acústicas. Essas qualidades, conforme a fonoaudióloga do Cerest, Rayné Melo, são a intensidade, tom, timbre e duração, e ocorrem como consequência de um transtorno orgânico ou por um uso inadequado da voz, podendo ser permanente ou transitório.

 

 “Os professores estão entre os profissionais que mais utilizam a voz para exercerem o seu trabalho cotidiano. Muitos chegam a trabalhar os três turnos, ministrando aulas sem uma pausa para tomar água, por exemplo, ou fazer algum exercício vocal. Por isso, as oficinas voltadas para esses trabalhadores são fundamentais, onde orientamos onde prevenir os problemas, como identificá-los e como podem ser tratados”, destacou Rayné Melo.


Ainda segundo a fonoaudióloga, as oficinas irão tratar de temas como técnicas para preservação da voz, além de hábitos de higiene vocal e prevenção de doenças da laringe, entre outros. “A voz é um dos principais instrumentos de trabalho dos professores e, por isso, é importante que seja tratada com o cuidado merecido, para que estes profissionais estejam sempre aptos para exercer essa missão essencial para a sociedade, que é o ensino”, salienta Rayné Melo.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o trabalho de prevenção e cuidado com a saúde dos trabalhadores é mais um exemplo do comprometimento da gestão estadual com a saúde e bem-estar do povo alagoano. “Seguimos entendendo que a principal riqueza de Alagoas segue sendo representada por seus trabalhadores. E a Sesau, através do Cerest, mostra que cuidar de quem cuida continua sendo uma missão abraçada pela administração do governador Paulo Dantas, sempre de forma ética, técnica e competente”, destacou.


Cronograma das Oficinas


O Cerest Estadual vai iniciar nesta segunda-feira (8) as Oficinas da Voz. Os professores interessados devem ser informar nas escolas onde atuam qual o horário e endereço da ação.


O primeiro município a ser beneficiado será Arapiraca, na Escola Isaura Lisboa, às 9h. Na quinta-feira (11) será a vez de Satuba e Santa Luzia do Norte. No dia 15 a equipe do Cerest Estadual estará em Jacaré dos Homens, Batalha e Jaramataia e, no dia 18, em Coruripe e na Barra de São Miguel.


As Oficinas da Voz prosseguem no dia 22 deste mês em Major Izidoro e Cacimbinhas. No dia 25 serão promovidas em Viçosa e Mar Vermelho e, no dia 29, serão contemplados os professores de Porto Calvo, Matriz do Camaragibe e São Luiz do Quitunde.