16/10/2023 13:18 | Saúde

Sesau promove festival Fique Leve em Campo Alegre nesta quarta feira

Evento tem objetivo de incentivar o protagonismo dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial


Entre as ações do festivalestá a exposição de artes produzidas por pessoas atendidas pelos Caps

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial (Suap), realiza, nesta quarta-feira (18), o festival Fique Leve, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. O evento, que tem o objetivo de incentivar o protagonismo dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), ocorrerá das 9h às 14h30, no Ginásio Poliesportivo de Campo Alegre.


A ação, que será voltada para os usuários da Raps residentes nos municípios de São Miguel dos Campos, Junqueiro, Teotônio Vilela, Anadia, Roteiro, Boca da Mata e Campo Alegre, contará com diversas atividades. Entre elas está a exposição de artes produzidas por pessoas atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).


Também serão promovidas apresentações culturais e a prática de atividades físicas. Todas as ações visam melhorar o conhecimento, aumentar a conscientização e impulsionar ações que promovam e protejam a saúde mental de todos como um direito humano universal.


Para a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, o evento é fundamental para o fortalecimento dos serviços de saúde mental, a partir das experiências e vivências de todos os que fazem parte da Raps. “A realização desta ação é fundamental para valorização dos nossos usuários, uma vez que incentiva o protagonismo, além de nos dar a oportunidade de reavivar nossos esforços para proteger e melhorar a saúde mental de todos”, explicou.


O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância da ação para a valorização da saúde mental da população alagoana. “A saúde mental é uma das áreas prioritárias da nossa gestão, pois é ela que mantém as pessoas em equilíbrio, que vai se refletir em todas as áreas da vida”, destacou o gestor.