08/03/2024 13:01 | Saúde

Sesau promove Caravana da Saúde Mental para municípios da Região Metropolitana de Maceió

Iniciativa busca discutir e promover ações voltadas para evitar e assistir casos de sofrimento psicossocial

Durante a edição da Caravana da Saúde Mental foram discutidas ações para assegurar a evolução da assistência às pessoas em sofrimento psicossocial

Olival Santos - Ascom Sesau

Fabiano Di Pace - Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu nesta quinta-feira (7) a Caravana de Saúde Mental voltada para a I Região de Saúde, formada pelos municípios da região metropolitana de Maceió. A ação ocorreu no auditório da Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal), situada no bairro Trapiche, na capital alagoana, e teve como objetivo discutir o fortalecimento e ampliação das Redes de Atenção Psicossocial (Raps).

O evento reuniu técnicos e gestores de saúde municipais, além de profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) das cidades de Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba além de representantes da Sesau.

A supervisora da Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, explicou que o objetivo da Caravana de Saúde Mental é reunir diferentes profissionais que atuam na área da saúde, visando debater iniciativas que possam contribuir para a evolução da assistência às pessoas em sofrimento psicossocial. “São discutidos temas como manejo clínico dos pacientes, uso de álcool e outras drogas, além de parcerias entre as diferentes esferas da administração pública para questões abrangentes, como a desospitalização de pacientes com transtornos mentais”, explicou.

Presente ao evento, o secretário de saúde de Marechal Deodoro, Sival Clemente, destacou a importância da iniciativa para o avanço do cuidado com as pessoas em situação de transtorno mental. “É sempre importante promover o diálogo e parcerias entre o Estado e municípios para que sejam debatidos os desafios e soluções de questões que afetam a todos. O trabalho em conjunto entre as duas esferas de poder é fundamental para atuarmos em consonância com a Política Nacional de Atenção Psicossocial, que tem como foco a desospitalização”, reforçou o gestor deodorense.